
“Eu quero: fica curado!”
15 de janeiro de 2026
16 de janeiro, 6ª feira, 1ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 2,1-12
Leitura: O que o texto diz?
Com o Evangelho de hoje, damos um passo a mais no conhecimento de quem é Jesus e de qual o programa de sua missão. Sua ação generosa junto aos que sofrem e são excluídos revelam quem ele é o desejo amoroso do Pai – aquele que o Enviou – em salvar, em primeiro lugar, aqueles que sofrem. Ao mesmo tempo que essa atuação amorosa salva do sofrimento, ela também revela o incômodo daqueles que não compreenderam a missão de Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Enquanto aqueles que eram os entendidos da Lei não compreenderam a ação de Jesus, em benefício de um homem que sofria, as pessoas em geral ficaram maravilhadas: “Nunca vimos uma coisa assim”, disseram elas. A maneira como Jesus age, revela o amor salvífico do Pai, de uma maneira surpreendente: manifesta-se como um cuidado não antes visto para com aqueles que sofrem.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Examinando sua história de vida busque perceber, nela, como o cuidado amoroso de Deus tem te acompanhado.
Peça ao Senhor a graça de se sensibilizar com esse cuidado de Dele, reconhecendo o modo como o Reino de Deus atua em sua vida e na vida daqueles e daquelas que te cercam.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
De que maneira você tem estado aberto/a perceber os sinais da atuação amorosa de Deus no dia a dia?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Podemos nos admirar com a ação amorosa de Deus, atuando em nossa vida, mesmo que às vezes silenciosamente, ou podemos nos comportar como aqueles que ficam presos à rigidez da norma, incapazes de celebrar o acontecimento do Reino de Deus.



