“Se queres, tem o poder de me curar”
16 de janeiro de 2025Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores
18 de janeiro de 202517 de janeiro, 6ª feira, Memória de Santo Antão
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 2,1-12
Leitura: o que o texto diz?
Com o Evangelho de hoje conhecemos um pouco mais da missão de Jesus. Sua ação generosa junto aos que sofrem e são excluídos revelam quem ele é e o desejo amoroso do Pai – aquele que o Enviou – em salvar, em primeiro lugar, aqueles e aquelas que sofrem. Ao mesmo tempo que essa atuação amorosa salva do sofrimento, ela também revela o incômodo daqueles que não compreenderam a missão de Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Enquanto aqueles que eram os entendidos da Lei não compreenderam a ação de Jesus, em benefício de um homem que sofria, as pessoas em geral ficaram maravilhadas: “Nunca vimos uma coisa assim”, disseram elas. A maneira como Jesus age, revela o amor salvífico do Pai, de uma maneira surpreendente: manifesta-se como um cuidado não antes visto para com aqueles que sofrem.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de se sensibilizar com esse cuidado de Deus, reconhecendo o modo como o Reino de Deus atua em sua vida e na vida daqueles e daquelas que te cercam.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Examinando sua história de vida e busque perceber, nela, como o cuidado amoroso de Deus tem te acompanhado.
Ação: como agir a partir deste evangelho?
‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’, diz Jesus. Podemos nos admirar com a ação amorosa de Deus, atuando em nossa vida, mesmo que às vezes silenciosamente, ou podemos nos comportar como aqueles que ficam presos à rigidez da norma, incapazes de celebrar o acontecimento do Reino de Deus.
Equipe Lectionautas