“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”.
30 de junho de 2023“Solenidade de S.Pedro e S. Paulo”
2 de julho de 202301 de julho, sábado, 12ª Semana do Tempo Comum
Texto bíblico: Mt 8,5-17
Leitura: O que o texto diz?
Um centurião romano aproxima-se de Jesus para fazer um pedido: pede que seu servo seja curado. A atitude do centurião chama a atenção porque ele é pagão, enquanto Jesus é judeu, bem como em razão do centurião mostrar uma profunda confiança na Palavra de Jesus. O Mestre acolhe o pedido e cura o servo de sua doença conforme o pedido. Diante dessa atitude de ousadia, de confiança e de fé do centurião, Jesus proclama a grandeza da fé deste homem. Aquilo que os próprios judeus não conseguiram reconhecer, Jesus como o enviado de Deus, um pagão confessa e crê. Podemos pensar que aqui já aparece o caráter de universidade e de abertura a todas as pessoas de boa vontade que vai marcar a vida da Igreja.
Meditação: O que o texto me diz?
Diante da atitude do centurião e da atitude de Jesus, qual chamou mais sua atenção? Em quais situações você se percebe como alguém que acolhe o outro, mesmo com suas diferenças, e procura integrá-lo? O que você pode aprender do modo de proceder de Jesus? Pense na sua vida e no modo como tem tratado as pessoas que estão ao seu redor e que pensam ou agem como você. Olhe para aqueles que afirmam não ter fé ou que professam outro credo religioso, como você se sente e se comporta diante deles?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Repasse a cena de Jesus e do centurião em sua cabeça, olhe novamente os seus sentimentos diante de deste texto. A partir daquilo que está em seu coração, dirija sua oração a Deus pedindo a graça de sempre compreender melhor sua Palavra e de abrir ao outro, especialmente ao diferente.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
Pense nos inúmeros encontros que tiveste com Jesus, na sua confiança nEle e o modo como Ele te acolheu. A partir disso, que atitudes posso tomar para me tornar mais acolhedor diante das pessoas? Como vivo a minha confiança no Senhor e em sua Palavra?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.