O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor
22 de dezembro de 2018“Pois não havia lugar para eles”
25 de dezembro de 2018Naquele tempo: Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz.’
Oração:
Querida Trindade, obrigado! Obrigado por utilizar-me como vosso instrumento, na partilha de sua palavra durante todo esse tempo. “Pai Santo, te consagro minha mente, todos os meus pensamentos, sonhos e lembranças, recebe-as! Jesus Cristo, te consagro meu coração, todos os meus sentimentos, amores e afetos, recebe-os! Espirito Santo, te consagro minhas forças, toda minha humanidade, minhas debilidades, recebe-as! Minha querida Trindade, vem renova-me, em mim sei que estás, enamora-me. Quero fazer tua vontade, santifica-me! Não me deixes de chamar!”
Hoje nos preparamos para um grande dia. Nos preparamos para celebrar a encarnação do Verbo de Deus. “Pela entranhável misericórdia de nosso Deus, nos visitará o sol que nasce do alto, para iluminar os que vivem nas trevas e nas sombras da morte.” Essa parte do Benedictus me chama muito a atenção, e é com ela que gostaria de refletir e partilhar com vocês, nessa última pista de oração através do site e projeto lectionautas, que faço.
Há pouco tempo, refletimos sobre a misericórdia de Deus, no ano jubilar, proposto por Francisco. E é de modo muito especial que podemos refletir sobre a consequência desse amor misericordioso. Esse amor se concretiza, perfeitamente em Jesus que vem! Simbolizado na frase de Zacarias pelo astro rei, o sol. É o amor, a misericórdia que se faz carne e vem para iluminar nossos corações.
O amor entranhável do Pai, pela força e ação do Espirito nos dá a luz. A luz que vem do coração de Deus para iluminar a todos que vivemos na escuridão e nas sombras da morte. É nas sombras da morte que a luz da vida quer chegar. Penso que para isso precisamos entender e assumir essas sombras, pois acredito que o que não é assumindo não é salvo. Precisamos permitir que essa luz penetre no mais profundo de nós. Em lugares onde, talvez, nem consigamos ficar sozinhos… Assim é que Jesus vem até nós… como uma luz… Quais são as escuridões em quem me encontro?
Esse grande mistério da encarnação de Jesus, traduz muito da simplicidade de Deus. Muitas vezes esperamos grandes feitos, grandes eventos em nossas vidas, oriundos da ação de Deus. Mas ao assumir nossa condição humana, suas ações se traduzem em fatos simples, mas de grande ensinamentos. Eu consigo perceber em minha vida, a ação simples e delicada da parte de Deus? Como quero viver esse natal? Como desejo acolher Jesus na minha vida?
Querida Trindade, peço que me ajude a celebrar bem o mistério da encarnação de Jesus. Quero reviver com amor esse momento, com o coração cheio de gratidão e com um desejo profundo de conversão.
Como disse antes, essa é a última pista de oração que escrevo para esse projeto. Gostaria de agradecer a todos que rezaram com nossas pistas durante esses quatro anos de trabalho da Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte no projeto lectionautas. Agradeço pelas partilhas, pelos incentivos e pelo carinho com que acolhiam nossas orações. Esperamos que todos que passaram por aqui nesse tempo tenham tido uma grande experiência com Deus através da oração com a palavra, e tenham aumentado ainda mais a sua intimidade com a Trindade Santa. Desejo a todos um feliz natal do Senhor! Que a Luz que vem do alto seja sempre a que ilumina as vossas vidas!
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.