“Eu vos batizei com água, ele vos batizará com o Espírito Santo”.
6 de janeiro de 2024Tu és meu filho(a) amado…
8 de janeiro de 202407 de janeiro, domingo, Solenidade da Epifania do Senhor
Procure um lugar confortável, faça silêncio. Respire profundamente. Aquiete seu coração.
Inicia pedindo ao Espírito que abra teu coração para a Escuta do que Deus hoje quer te dizer.
Leia o evangelho de Mt 2,1-12
Leitura: o que o texto diz?
Celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor, isto é, a manifestação pública de Jesus como Salvador de toda a humanidade, simbolizada na visita dos Magos do Oriente, pessoas tidas como estrangeiras que se puseram a caminho guiado por uma estrela que os conduzia ao encontro de um Menino recém-nascido na cidade de Belém. Este menino veio para a salvação de todos, fato sinalizado pela visita dos magos. Também nós guiados pela estrela de Belém devemos ir ao encontro do Salvador cheios de luz, de alegria e de esperança.
Meditação: o que o texto me diz?
A manifestação de Cristo aos Magos é o encontro de Deus com toda a humanidade e da humanidade com Deus. Ele veio para todos mostrando que a salvação não tem fronteiras e ninguém é capaz de detê-la. Embora Herodes com sua astúcia tentou detê-la, falsamente procurou iludir aos magos dizendo-lhes que também queria visitar o recém – nascido. Entretanto, os magos não se deixaram iludir por Herodes e, ao encontrar o Menino, o adoraram; ofereceram-lhe presentes e voltaram por outro caminho. Também nós precisamos encontrar outro caminho quando o que percorremos não nos leva para a vida verdadeira.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de caminhar pelo Seu caminho. Agradeça as manifestações de Deus para a humanidade e no seu dia a dia.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Os magos se deixam conduzir pela estrela que os guia até Jesus. Herodes tenta desviar o caminho dos magos. Por quem te deixas conduzir no cotidiano da vida? Você tem percebido o que te desvia do caminho da vida?
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Dizem os magos: “Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Os magos oferecem o que tem de melhor: ouro, incenso e mirra. Convida também a nós fazermos o mesmo. Diz o Papa Francisco sobre essa passagem do evangelho:
“Como os Magos, prostremo-nos, rendamo-nos a Deus na maravilha da adoração. Adoremos a Deus e não o nosso eu; adoremos a Deus e não os falsos ídolos que nos seduzem com o fascínio do prestígio e do poder; adoremos a Deus para não nos prostrarmos diante das coisas que passam e das lógicas sedutoras, mas vazias, do mal. Abramos nossos corações à inquietação, peçamos coragem para seguir o caminho e acabar em adoração: não tenhamos medo! É o caminho dos Reis Magos, é o caminho de todos os santos da história: receber a inquietude, se colocar a caminho e adorar”.
Equipe do Lectionautas