Ana: uma vida esperando o Senhor!
30 de dezembro de 2024Santa Maria, mãe de Deus…
1 de janeiro de 202531 de dezembro, 3ª Feira, 7º Dia na Oitava de Natal.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Começa tua oração pedindo ao Senhor a graça de também anunciar sua Palavra…
Leia o evangelho de João 1,1-18
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho faz uma retrospectiva da história da criação, da presença de Deus entre nós. Trata-se do prólogo do evangelho de São João. Aqui é destacada a eterna presença de Deus, que no princípio era o Verbo, a Palavra, e por essa razão nem todos tinham acesso a ele. Embora ele estivesse por toda parte e presente no meio da humanidade, não era de todo percebido. Seu amor infinito por nós e seu desejo de ser conhecido por todos, inclusive por aqueles que jamais teriam acesso a ele, enquanto Palavra, levou-o a se fazer um de nós, na forma mais humilde que se possa imaginar, e veio habitar entre nós, nascendo de uma Virgem, numa estrebaria de Belém, para que marginalizados, a exemplo dos pastores, pudessem conhecê-lo.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus se fez pequeno e frágil para nos fortalecer. Fez-se humano para nos divinizar. Assim, a humanidade de Deus, na pessoa de Jesus, pequenino na manjedoura em Belém e, posteriormente, humilhado na cruz, nos dignifica. É o estupendo amor de Deus por nós. Só não o conheceu quem não quis, diz João. A Palavra veio ao mundo através de Jesus, mas o mundo não quis conhecê-la. De nada adianta querer que o próximo ano seja um ano maravilhoso, cheio da graça de Deus, se continuamos a rejeitá-lo, a não querer vê-lo entre nós, insistindo em não conhecê-lo ou reconhecê-lo. Aqueles que, de fato, fizerem um esforço de percebê-lo na sua vida e presente no mundo, mudando o seu comportamento e seus conceitos, verão as maravilhas da presença dele, verbo encarnado, luz do mundo iluminando seus caminhos.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que faça de sua vida, uma vida dócil que reconheça a Palavra encarnada, Jesus, no seu dia-a-dia, e reconhecendo acolha, vivendo tudo que Ele ensinou e viveu.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você agradece a Deus por ter enviado a Palavra encarnada, Jesus, para nos salvar das trevas, de todo mal? Você busca cotidianamente conhecer Jesus, percebê-lo em sua história e na história das irmãs e irmãos? Você acolhe Jesus em sua vida; Ele que é Luz e que deseja iluminar nossas vidas?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós “,…A encarnação do Filho de Deus traz a nossas vidas: Luz, Graça e Verdade; libertando e Salvando de todas as trevas que constituem o mistério da iniquidade que nos envolve e sufoca.
Equipe Lectionautas