“És Tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”
16 de dezembro de 2020“Advertido pelo anjo, José acolhe Maria na sua gravidez”
18 de dezembro de 2020QUINTA – FEIRA – 17/12/2020
3ª SEMANA DO ADVENTO – Evangelho de Mt 1, 1-17
“No percurso das gerações, Jesus é a semente e o fruto de uma longa história”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Refrão meditativo: É feliz quem a Deus se confia / E transborda em toda a terra a bondade do Senhor
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Leia o texto lentamente. O Evangelista Mateus inicia seu Evangelho nos apresentando as origens de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Fazendo o percurso da história da salvação, o livro da origem de Jesus Cristo descreve toda a sua genealogia, desde Abraão até chegar a José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que me diz? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia o texto vagarosamente. Observemos o grande número de gerações. Qual a importância dessa descrição de gerações para mim? Eu conheço a minha geração? A minha identidade familiar? Conhecer a identidade de Jesus me leva a saber que ele é realmente o Deus encarnado, o Deus que veio se fazer um de nós, pois sua pertença está enraizada no Pai. Ele é o Filho de Deus. Nesse sentido, olhando para a minha história de vida, vejo como é importante minas raízes.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Expresse a Jesus seu pedido de oração. Manifeste a ele seu desejo. Esse é um momento só seu e dele. O que podes pedir a Ele? Que te ajude a valorizar seu povo, suas raízes? Com o conhecimento de minha identidade posso me retornar até ás origens da minha criação e ter a certeza de que também em Jesus, sou filha ou filho de Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silencie. Respire fundo. Deixe a Palavra agir em sua vida e te renovar, te purificar. Silencie para ouvir a voz de Deus. Experimente a alegria de ouvi-lo. De saber que Ele vem, está chegando. E é ele mesmo que vem renascer em seu coração. Sinta. Ele renasce e vem caminhar com você. E aguarda a sua permissão para caminhar com você.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, qual é o seu maior desejo? O Espírito Santo está sempre a nos impulsionar. Vá com confiança. Assuma o seu compromisso. Convide alguém para ir junto. Vá anunciar a todas as nações que ele está para chegar. Ele que veio, vem e que virá.
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.