“Eu sou o pão da vida…”
26 de abril de 2023“Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele”
28 de abril de 2023QUINTA FEIRA – 27/04/2023
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 6,44-51
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Feche os olhos e sinta a presença de Jesus em sua vida. Ele é o caminho que nos leva para o Pai.
Leitura: O que o Texto diz?
Na narrativa do Evangelho, João segue com Jesus falando sobre o tema do pão da vida que Ele nos dá. Ele é o pão vivo que desceu do céu. Jesus entrou na nossa história e se fez alimento para nos sustentar na caminhada. Ele é o pão da vida eterna. Note bem que é Jesus quem toma a iniciativa de vir ao nosso encontro e é o Pai que nos atrai a Ele, basta que não ofereçamos resistência, basta que haja abertura em nós para acolher a sua oferta de amor. E quando nos alimentamos dele, com sinceridade e abertura de coração, temos força para enfrentar e vencer os desafios da vida sem nos desviarmos de seu projeto de amor.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O evangelista João, com a repetição do tema sobre o pão da vida, ele nos ajuda a aprofundar a reflexão sobre a afirmação de Jesus “ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. A atração pelo Pai é a atração pelo ensinamento oferecido por Jesus para que nele possamos crer. E crendo nele, fazemos nossa adesão ao projeto do Pai. Jesus nos ajuda a compreender que a fé já é graça e dom que vem de Deus. Ele nos atrai para o Cristo que é pão da Palavra e pão da Eucaristia e sustenta nossa vida. É a comunhão no seu amor infinito que resgata a vida e a insere na eternidade.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Recorde o texto bíblico, Imagine-se diante de Jesus dizendo também para você que Ele é o pão da vida que desceu do céu… E quem come deste pão viverá eternamente… Abra a Ele o seu coração com muita ternura e afeto.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Estou em meio à multidão sofrida, doente e faminta. É possível sentir a presença de Jesus? Discípulos que transitam em meio a essa multidão, cuidando, ajudando, dando o que comer, o que vestir? Vejo pessoas cansadas, abatidas e sem pastor. Sou um desses discípulos enviados por Jesus. Experimento uma surdez, uma falta de escuta dos ensinamentos de Deus para chegar até Jesus, o pão da vida que desceu do céu.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, como posso ajudar? Que compromisso concreto posso assumir nesse momento? Procure refletir qual a importância e lugar da Eucaristia em sua vida e em sua missão, procure ver como pode valorizar ainda mais essa presença viva do Senhor em sua vida e missão…
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.