“Sejamos terrenos férteis do Senhor”
23 de julho de 2021O sinal do pão
25 de julho de 202124/07/2021 (Mt 13, 24-30)
“Nem só de trigo vive a plantação”
Leitura: O que o texto diz
Hoje Deus nos fala através de mais uma parábola. As boas e más influências existem em nós e em todo lugar. Sejamos nosso próprio vigilante. Deus permite o joio no meio do trigo para nos fazer compreender a nossa fraqueza, como também, o auxílio da graça. Só o Senhor conhece nosso coração, não façamos julgamentos. Deus quer nossa salvação e quer para todos, torna tudo possível, inclusive sua misericórdia diante do arrependimento.
Em nossas comunidades existem pessoas de culturas, vivências e personalidades diversas, não aceitam as diferenças umas das outras. Um exemplo, é que nós católicos criticamos e não aceitamos os que pensam diferente de nós em outras realidades. Que nossa religião é a única que salva e que todos que estão fora dela, condenados. Viver no Reino de Deus é exatamente ter paciência, respeito e aprender com os outros, com as diversidades, e de forma humilde. Dentro de nós existe o trigo e o joio que se misturam, portanto, devemos ser cautelosos e deixar sempre sermos guiados pelo Espírito Santo, e não pelos homens. Dessa forma, em tempo de colheita, haverá somente o trigo a ser recolhido e aproveitado.
Meditação: O que o texto me diz
É de fundamental importância o discernimento em nossas vidas, e para isso, se faz necessário refletir sobre tudo, inclusive sobre a erva daninha que pode se alastrar em nossos corações. Costuma realizar julgamentos aos que são e pensam diferentes de você? Você se considera salvo porque frequenta a igreja e vive a base de sua religião? Vive a lei do julgamento, ou a do amor? Saiba que Deus deseja te direcionar em prol do seu discernimento entre o joio e o trigo, e através da misericórdia colher o trigo.
Oração: O que o texto me faz dizer
Enveredar na verdade e luz de Deus todos queremos, mas não é tarefa fácil, uma vez que, o joio está sempre aguardando nossas fraquezas. Aprofunde o diálogo com Deus e peça a graça de reconhecer o joio, ou seja, as tentações. As provações virão como método de aprendizagem e auxiliar na seifa do trigo. Esteja atento.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Imagine uma plantação, você sugere ao dono da terra jogar fora o joio, porém, ele diz que aguarde a colheita. Como será que se sentiria ao ter se precipitado?! Não tema, porque o proprietário sabe o que diz, e com o passar do tempo, você conhecerá melhor seu coração e distinguirá o joio do trigo. Deus te dará o ensinamento.
Ação: O que o texto me faz agir
É fato que escolhemos aproveitar somente trigo em nosso terreno. Então seja humilde, vigilante e atento aos sinais de Deus. Tenha tolerância com as diversidades da vida, dos irmãos de comunidade e ajude-os a ter corações bons, terrenos férteis para o trigo e retirar o joio na hora certa.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.