“Anunciarei a tua fidelidade a todas as gerações”
24 de dezembro de 2017“As palavras que disserem não serão de vocês mesmos”
26 de dezembro de 2017
Evangelho – Jo 1, 1-18
No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. 2Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 3Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 4A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. 5A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.
6Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus 7para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. 8João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, 9a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas.
10A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. 11Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. 12Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. 13Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.
14A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.
15João disse o seguinte a respeito de Jesus:
— Este é aquele de quem eu disse: “Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.”
16Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. 17A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. 18Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.
Iniciemos nossa oração, agradecendo a Deus pela sua oferta comemorada neste dia 25 de dezembro. Deus tanto nos amor que nos doou sua Palavra sob a forma de Seu filho, Jesus.
Hoje, mais que trocar presentes entre nós, devemos nos perguntar: o que podemos oferecer como presente ao aniversariante deste dia? Que ação ou atitude minha hoje agradaria ao coração de Jesus? O que estou precisando mudar para que minha vida esteja em maior consonância com os projetos de Amor vindos de Deus?
A Palavra encarnada, que recebemos de Deus, veio substituir antigas leis e preceitos pela lei do Amor. Com Jesus, pudemos conhecer um rosto de Deus que nos quer felizes, que não nos condena antecipadamente ao menor de nossos gestos…antes, acolhe-nos com carinho, coloca nossas misérias em seu coração (Deus misericordioso) e continua do nosso lado para os enfrentamentos do nosso dia a dia.
João faz questão de, no evangelho de hoje, asseverar a dificuldade dos conterrâneos de Jesus em reconhecê-lo como o Messias, mesmo com todo o trabalho de João Batista em lhe “preparar os caminhos”. Assim também nós o fazemos hoje quando confundimos as trocas de presentes natalinos com a verdadeira festa, em que nosso coração deveria estar, por causa do maior presente que a humanidade já ganhou: no Deus encarnado, a possibilidade de uma vida pautada no Amor.
Em outras palavras, celebrar o Natal é celebrar o Amor. Portanto, é preciso que nosso coração se transforme em manjedoura, para que nele Jesus venha fazer morada. É por isso que João faz questão de destacar: “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade”.
Amor e verdade. Qual a verdade está sendo a mim revelada hoje neste dia de Natal pelo nascimento? Qual a novidade percebo Deus me anunciando? E mais: qual a novidade que eu posso ser para o meu próximo hoje como meu presente de Natal para ele? Qual a experiência de Amor lhe falta e que eu tenho condições de oferecer?
Meditemos hoje, ao longo do dia, sobre a REVELAÇÃO DO AMOR DE DEUS por nós. Em uma palavra, definamos o que essa experiência de amor traz para mim de novo e que eu posso partilhar com aquele está mais próximo de mim. E que essa “palavra-presente” ajude nosso coração a sentir o calor aconchegante do amor de Deus. Que nossas tristezas e fracassos pessoais fiquem de lado no dia de hoje e não nos impeçam de contemplar o gesto amoroso de Deus por nós: Jesus.
Que tenhamos todos um Feliz, Amoroso e Terno Natal, na certeza de que, com a Palavra (que é Jesus), nunca estaremos sozinhos.
Amém!
Ana Paula Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte