
João é o seu nome…
23 de dezembro de 2025
24 de dezembro, Festa do Natal.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 2,1-14
Leitura: O que o texto diz?
“Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor”. É o anúncio síntese do essencial da festa do Natal. A Palavra de hoje está no contexto do nascimento de Jesus. Com o seu nascimento tem-se o início e a realização da Salvação desejada por Deus através de seu Filho amado. O seu nascimento não esgota a Salvação, mas esta será completa com sua morte e ressurreição.
Meditação: O que o texto me diz?
O Messias entra na história da humanidade por caminhos que não são o do poder, mas da simplicidade: a manjedoura; a falta de lugar na hospedaria; os panos que envolveram a criança; os pastores; a pobreza; a simplicidade, enfim, em Jesus, o pobre que nasceu no abandono é o Salvador, o Messias, o Senhor. A Salvação veio através daquele que já nasceu marginalizado em meio aos pobres pastores e, assim, estes são envolvidos pela luz divina, seus corações se enchem de alegria através da notícia que os anjos, encarregados de transmiti-la, fazem ressoar na noite escura de Belém.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Converse com o Senhor pedindo a graça de estar sempre atento à sua presença, sobretudo, em meio aos mais pobres e sofredores contrapondo o mundo do poder, da ganância, da fama e da riqueza.
Dê graças a Deus pelo nascimento de Jesus no presépio do coração da humanidade e de seu próprio coração. Suplique a Ele a graça de experimentar a verdadeira alegria comunicada pelos anjos aos pastores e à toda a humanidade, capaz de fazer novas todas as coisas e pessoas.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: onde e em quais situações você descobre Deus se encarnando? Que realidades existem em seu coração que te impedem de encontrar Jesus, de fazer a experiencia de seu nascimento? Diante de quais manjedouras precisamos nos curvar para perceber o nascimento de Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” diz o evangelho. Somos chamados a engrossar o coro dos anjos e bendizer a Deus pela sua ação na história. Sua ação é geradora de paz, plenitude de bens para o povo em meio ao qual nasceu. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:
O Natal é essa ternura que ilumina a história humana, o cosmos do qual somos parte. É a confissão de que a bondade gera e sustenta a vida. É crer que tudo está eternamente movido por um pulsar profundo, criador, maior e mais poderoso que o universo, mais terno e pequeno que o coração de um recém-nascido. É a promessa de que o bem prevalecerá.



