“Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda…”
8 de agosto de 2020“Se alguém me quer seguir, siga-me”
10 de agosto de 2020DOMINGO – 09/08/2020
19ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Mt 14, 22-33
Nas travessias da vida, não tenhais medo.
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo e com Deus.
Refrão meditativo: Confiemo-nos ao Senhor, Ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor, Aleluia.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Esse texto se situa logo após um encontro de Jesus com a multidão, num lugar afastado da cidade, lugar onde ele, tomado de compaixão, realizou muitas curas, deu à multidão o que comer realizando a primeira multiplicação de pães e depois pediu que retornassem à cidade. Pediu também a seus discípulos de fossem embora e o aguardasse na outra margem. Aproveitando desse momento só, Jesus subiu ao monte para orar. Á noite, ao retornar, Jesus viu seus discípulos ao longe, no barco, e este agitado pelas ondas, devido ao forte vento que soprava ao contrário. Jesus, ao ir na direção deles, sobre o mar, os discípulos ficaram aterrorizados pensando ser um fantasma. Jesus os tranquiliza dizendo: tende confiança, sou eu, não tenhais medo. Mas Pedro, desconfiado quer saber se é Jesus mesmo. Jesus pede a Pedro que vá ao seu encontro. Ele vai, mas sentindo medo, começa a afundar-se sendo socorrido por Jesus, que o repreende dizendo: homem fraco na fé, por que duvidastes?
Meditação: O que o texto diz para mim?
O que esta palavra ou frase, que me chamou atenção, diz para mim? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. O que está acontecendo? Repita uma frase que mais lhe agradou. Veja e escute o que Jesus está fazendo e o que está dizendo. Jesus está acolhendo pessoas, está curando, está alimentando. E o que ele pode estar fazendo por mim, agora? Para onde pode estar me enviando? Estou com medo? Sinto-me sozinha? Jesus diz que não precisamos ter medo. Precisamos confiar e ter mais coragem. Às vezes não acreditamos, assim como Pedro. Mas Jesus está sempre presente, sempre atento. Ele garante que está no nosso meio. Ele quer a felicidade de todos, por isso cuida. E nos pede para ajudar, ir para outras margens para continuar o anúncio do que experimentaram com Jesus, na hora da distribuição dos pães. Sinto-me chamada? Quem é Jesus para mim?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta de Deus.
Sou uma pessoa confiante, ou diante dos acontecimentos da vida, tenho medo? Converse com Deus. Fale diretamente com ele na primeira pessoa do singular: Senhor, eu te peço…, eu te agradeço… fale como se fala a um amigo. Fale de seus medos. Diga-lhe que você conta com Ele.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Esse é um momento de grande intimidade com Deus. Momento de se colocar em sintonia com os personagens do texto. Observe-os, escute-os, contemple o cenário onde eles se encontram, como reagem aos ensinamentos ou ordenamentos de Jesus. Com qual personagem se identifica melhor na fala, na atitude? Passe desse cenário bíblico para a realidade presente. Silencie. Hoje, Jesus está conosco, em nossa barca. Que sentimentos experimenta dentro de você? Que tempestades está acalmando? Para onde está sendo conduzida? Deixa-se conduzir, está confiante? Procure escutar a voz de Deus.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, o que penso? Vou confiar mais em Deus? Vou fazer minha travessia para outras margens e ir em busca de quem esteja necessitado para ajudá-lo? Fazer juntos a experiência de anunciar a Boa-Nova do Evangelho?
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.