Faz isso e viverás (Lc 10, 25-37)
14 de julho de 2013A família de Jesus (Mt 12,46-50)
16 de julho de 2013O Seguimento a Jesus e o anúncio da Palavra de Deus exige tomada de decisão e posição. Não podemos seguir a Cristo e permanecer em cima do muro, não podemos servir a dois senhores. Ou optamos por viver a palavra ou não tem sentido viver uma fé de aparências. A tristeza e o desânimo no seguimento a Jesus são frutos desta falta de opção e decisão por Jesus.
Por isso Jesus disse que veio trazer divisões. Sempre que se escolhe um caminho, deixa-se outro. É impossível caminhar pelos dois ao mesmo tempo. Os Discípulos de Cristo devem manter-se fiéis ao seguimento, devem sair da posição de seguidores, de olheiros e vestir a camisa de discípulos. Nada deve ser obstáculo ou impedimento, nem os próprios interesses, nem a própria família. Jesus fala também das recompensas de ser seu discípulo. Quem se esquece por causa de Jesus, terá a verdadeira vida.
Quando escutamos este chamado de Jesus para carregar a cruz, a sensação é de medo e o desejo logo de início é de rejeitar, de pensar em que isso vai implicar no que teremos que renunciar ou deixar de fazer. Queremos caminhar com Jesus na Ressurreição e no Pentecostes, mas quando se fala na cruz a tendência e o sentimento são de medo, a vontade é de esquecer ou recusar ao chamado. Mas se queremos seguir a Jesus, temos que segui-lo na cruz e na ressurreição. É muito fácil dizer que somos Católicos dentro da igreja ou nos grupos de oração, o difícil é o desafio de mostrar a nossa fé nos ambientes onde todos levantam a bandeira contrária ou pensam de forma diferente.
A Cruz sem Ressurreição é fracasso e destruição. A Ressurreição sem Cruz é uma ilusão. A cruz só tem sentido como existência de amor que se esquece de si mesmo pela pessoa amada.
Perguntas para ajudar na oração
O que esse texto tem a me dizer hoje? Que versículo mais me chamou minha atenção. Que atitude me sugere e me revela? Como fazer meus os valores que apresenta? Que aspecto de minha vida precisa ser mudado?
Renato Guerra Trindade – Analista de Suporte – Família Missionária Verbum Dei – FamVD