Vós sois a luz do mundo
9 de junho de 2020Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo
11 de junho de 2020Lectio divina 10/06/2020 Não vim para abolir a Lei, mas para dar-lhe pleno cumprimento.
Leitura: Mt 5,17-19 O que o texto diz
Jesus afirma que não veio abolir a Lei, mas, o que significa isso? Havia um peso muito grande sobre o povo em relação ao cumprimento de tantos preceitos. Em Mt 22,34-40 Jesus diz que o resumo da Lei está em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Então dá pleno cumprimento a Lei é viver com radicalidade o amor a Deus e ao próximo.
Meditação: O que o texto me diz
Leia o texto com atenção pausadamente, ouvindo cada palavra, sentindo essas palavras penetrando em seu ser. O que quer dizer para você hoje, no momento em está, na vida que está levando cumprir a Lei? Você já se questionou sobre o que é essa Lei? Como você vive essa Lei? Pense sobre amar a Deus e aos seus semelhantes. Como você vive esse Amor?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Relendo esse texto expresse ao Senhor suas angústias, suas indecisões por segui-lo de maneira radical. Não perca essa oportunidade de falar diretamente com Jesus, é só você e Ele. Conte a Ele que ainda não se sente confiante para levar adiante o pleno cumprimento desse Amor. Não tema, seja sincero, confie todas as suas dúvidas ao coração de Deus. Ele acolhe com Bondade, não julga, compreende.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Ao ler de maneira compassada esse texto, deixe-se conduzir pelo Espírito Santo a uma frase ou palavra, detenha-se nela. Ouça com calma, essa palavra ressoando em seu íntimo. Silencie, respire profundamente, continue respirando e repetindo silenciosamente essa palavra. Até que o silêncio total invadir todo o seu ser e você ouvirá apenas a sua respiração. É nesse profundo silêncio que Deus se deixa encontrar dentro de você. Agora sinta-se completamente acolhido pela graça de Deus, Deus está em você e pode senti-lo.
Ação: O que o texto me faz agir?
A palavra de Deus é viva e nos faz viver, por isso, ao experimentá-la não podemos sair do mesmo jeito. Diante dessa palavra como você pretende seguir sua vida, o que pretende fazer para cumprir plenamente essa lei do Amor. Que compromissos pretende assumir em relação ao cuidado com seus irmãos mais frágeis, esquecidos, abandonados? Comece por aqueles que estão mais próximos, seus familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, colegas de trabalho.
Ir.Luciene Lima Gonçalves,NJ
Religiosa do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestra em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Especialista em Estudos Bíblicos e Graduada em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas –(ICRE). Atualmente mora em Recife- PE.