“Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim?
14 de março de 2023Todo reino dividido contra si mesmo será destruído
16 de março de 202315 de março de 2023 –4ª feira da 3ª semana da Quaresma.
Não vim para abolir a Lei e os profetas, mas para dar-lhes pleno cumprimento
Leitura: O que o texto diz?
Jesus explica aos seus discípulos o motivo de sua vinda a esse mundo. Ele relata que não veio para modificar a Lei, mas foi enviado para que esta se cumprisse plenamente. E conclui falando sobre a importância da obediência aos mandamentos da Lei de Deus. “Todo aquele que desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ainda ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor do reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no reino dos céus” (Mt 5,19)
Meditação: O que Deus nos diz através do texto?
Jesus hoje vem nos falar sobre a sua grande missão: O cumprimento pleno da Lei de Deus. Diferente daquilo que muitos judeus da época diziam a respeito de Jesus, o real motivo de sua vinda à terra não foi para fazer edições na Lei, nem tampouco abolir o verdadeiro significado dos mandamentos e dos profetas. Jesus é o messias que veio para fazer-se cumprir aquilo que tanto foi proclamado pelos profetas do antigo testamento. O messias era um exímio judeu e como tal, exorta acerca da importância da fidelidade às escrituras, pois a obediência nos torna grandes no reino dos céus. Portanto, persistamos na vigilância e obediência à palavra de Deus.
Oração: O que o texto me leva a dizer?
Diante da presença de Deus, peçamos a graça de permanecermos no caminho da retidão, agindo com fidelidade aos seus estatutos. E como o salmista, supliquemos dizendo: “Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.” (Sl 119, 10)
Contemplação: O que o texto faz em mim?
É chegado momento de darmos total espaço para que o senhor aja em nosso coração. Coloquemo-nos sob seu olhar misericordioso e permitamos que Ele, o verbo que se fez carne, habite em nós.
Ação: o que o texto me sugere a viver?
Precisamos pôr em prática o que rezamos na lectio divina, através do estudo da palavra de Deus e das nossas atitudes diárias com todos aqueles que fazem parte de nosso convívio cotidiano. Por mais difícil que seja, busquemos a obediência sob a luz das sagradas escrituras, para que adquirindo uma maior solidez em nossa fé, caminhemos sempre no caminho da retidão.
Francisco Herbert Ferreira de Lima – Leigo consagrado do Instituto religioso Nova Jerusalém