“Eis o que o Senhor fez por mim…”
19 de dezembro de 2024Maria foi apressadamente visitar Isabel…
21 de dezembro de 202420 de dezembro, 6ª feira, 3ª semana do Advento.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Lucas 1,26-38
Leitura: o que o texto diz?
O “sim” de Maria inaugura uma nova história para a humanidade. E, isso foi possível graças à ação de Deus e a contribuição de uma menina que vivia num pequeno vilarejo, na periferia do mundo. O nome dela é Maria de Nazaré. Maria é a “serva do Senhor”, serva da Palavra de Deus. “faça-se em mim segundo a tua Palavra!”. Ela não entende a dimensão dessa tarefa e nem sabe como isso vai acontecer. Ela aceita, na confiança. Confia na Palavra de Deus que falou pela boca do Anjo. Ouvindo a Palavra, nela a vida se fez. Em nós, agora, a vida se renova, porque escutamos a Palavra e nos deixamos mover por ela. Saibamos, também, ouvir a Palavra.
Meditação: o que o texto me diz?
– No ‘sim’ de Maria tudo se faz novo de novo. A esperança da humanidade renova o seu brilho na encarnação do Verbo. Uma jovem se torna a realização de uma promessa. A aparente distância de Deus é quebrada pelo anjo mensageiro de sua Palavra. A humilde serva pode acolher a grandeza da vontade do Senhor. Um simples ‘sim’ pode abrir um caminho sempre novo e encantador. É necessária coragem para acolher o anúncio da novidade de Deus. A Boa-Nova, o evangelho, é a alegria de um Deus conosco. Inspira-nos confiança e decisão.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Ó Deus, fonte da verdadeira esperança, que sejamos generosos no ‘sim’ que, a exemplo de Maria, somos chamados a dar à tua vontade, para que também sejamos habitados pela tua graça. Eis-nos aqui, Senhor! Faça-se em nós segundo a tua Palavra!
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Pense, no silêncio do coração, o que precisa ser renovado em tua vida. Depois, comprometa-se e se esforce para mudar, oferecendo, como sinal de conversão, o que Deus espera de ti.
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Maria foi a primeira que acolheu este convite: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. A jovem esvaziou-se do medo: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto de Deus”. A presença do Senhor e sua graça em nós nos trazem ânimo para escolhermos sempre nos colocar à disposição de proclamar a Palavra.
Equipe Lectionautas