25 de março de 2022, 6ª feira, Solenidade da Anunciação do Senhor.
1. Leitura: que o texto diz?
A ação de Deus na história é sempre em parceria com a humanidade. Ele sempre conta conosco no seu projeto de vida e libertação. Foi assim na escolha de Abraão, de Moisés, de Davi, dos Profetas, de Maria e de tantos outros. Ao escolher Maria, uma jovem simples e pobre, Deus manifesta que seu Filho vem ao mundo revelar seu amor a todos, mas a começar dos pobres, dos pequenos, dos humildes e sofredores. Somente a partir dos últimos é que se pode atingir a todos. Deus se faz solidário a seu povo e entra, definitivamente na nossa história, nos quer parceiros de seu projeto de vida para todos.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Deus escolhe Maria para ser a mãe do Salvador. No anúncio por meio do anjo, Deus estabelece um diálogo com Maria, Ele responde às suas inquietações e espera dela um sim. Deus faz uma proposta de amor e espera a resposta com liberdade. Assim como anunciou a Maria, Deus continua anunciando seu plano de amor à humanidade. Como chamou Maria, continua chamando a nós, seus filhos e filhas. De forma semelhante, Deus espera a nossa resposta livre e decidida ao seu plano de amor e justiça. Quando dizemos sim a Deus, o Espírito age em nós, o amor se irradia, a vida nova brota em nós e se estende para o mundo.
3. Oração: O que o texto me faz dizer?
Recolha-se por um instante no silêncio e contemple a grandiosidade do mistério da Anunciação do Anjo a Maria. Disse o anjo: “Não tenhas medo! Encontraste graça junto a Deus!”. Reze a Ave Maria, pedindo ao Senhor que te ajude a sempre estar disponível ao seu chamado, como Maria sempre fazia.
4. Contemplação: O que texto faz em mim?
Maria teme e interroga o anjo mas no final confia. É assim que você leva a sua vida? Maria coloca-se ao serviço do Senhor. É esse o seu caminho de felicidade. Você já descobriu o seu?
5. Ação: O que o texto me faz agir?
As palavras do Evangelho nos desinstalam e nos fazem assumir um compromisso profundo com o Senhor Jesus, que se fez carne e veio habitar entre nós. Assim como Maria, queremos dar o nosso sim ao projeto de Deus e assumir com coragem e determinação a missão que Ele nos confiou como batizados, a missão de anunciar a Boa Nova para que todas as pessoas possam experimentar a alegria que brota da encarnação do Filho de Deus. Que o Senhor nos dê a graça de sermos homens e mulheres que souberam dizer sim ao seu projeto de amor e que Maria, aquela que é cheia de graça, porque o Senhor está com ela, nos acompanhe nesse caminho de fé.
Equipe do Lectionautas