
Meus olhos viram a tua salvação
2 de fevereiro de 2026
03 de fevereiro, 3ª feira, 4ª semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 5,21-43
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje Jesus, uma vez mais, atravessa para outra margem, a numerosa multidão se reúne ao seu redor. Jairo, pede a Jesus que vá e imponha as mãos sobre a filha para que ela sare. Também uma mulher se aproxima, ela está certa que, se tocar na roupa dele, ficará curada da sua doença. O desejo é pela vida, o que move a ida até Jesus é a fé.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus é o amor encarnado. Nenhuma situação que ameaça a vida fica indiferente atenciosamente dirige o seu olhar, a sua escuta, a sua ação salvadora e amorosa que restaura a vida. Escuta o pedido de Jairo e prontamente segue com ele em direção à sua casa. É sensível, mesmo em meio à multidão, ao humilde e imperceptível toque da mulher. Também a ela dirige seu olhar, sua escuta, valoriza a fé por meio da qual, Ele a liberta do sofrimento, da exclusão que a impediam de viver dignamente. Ela, uma mulher, desconhecida, discriminada…, é movida pelo desejo de ter sua vida restaurada por Jesus. É um belíssimo modelo de fé e coragem. Junto à Jairo, Jesus orienta: “Não tenhas medo. Basta ter fé”, e na presença dos pais e dos três discípulos, ele pede: “Menina, levanta-te!”, e em seguida, que fosse alimentada.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor dom da fé, da coragem… Com confiança, fale sobre a transformação que deseja que Ele realize em sua vida, para que, a cada dia, se pareça mais com o seu jeito de ser.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como Jesus, você se dispõe a ir para a outra margem, ser testemunha de fé, um(a) seguidor(a) de Jesus? Em meio a tantos afazeres e pessoas, é capaz de escutar quem solicita sua ajuda?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“… Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” A fé em Jesus provoca o desejo constante de tentar assumir o Seu jeito de ser, perceber os sutis “toques” de quem sofre.
A mulher foi curada e assim pode participar da vida da comunidade. A menina retomou à vida. A ação de Jesus inspira a uma atitude restauradora para nossa vida em família, na comunidade, na sociedade… dá sentido à vida.


