Muitos são chamados, e poucos são escolhidos
21 de agosto de 2025
22 de agosto, 6ª feira, Memória de Nossa Senhora Rainha.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 1,26-38
Leitura: O que o texto diz?
“Não tenhas medo…” é o refrão que o anjo de Deus repete muitas vezes na Sagrada Escritura, para animar a pessoa na confiança no Senhor. E assim também falou com uma jovem de Nazaré: “Não tenhas medo Maria, porque você encontrou graça diante de Deus…”. A confiança em Deus afasta o medo, como nos relata a primeira Carta de João, que diz: “No amor não há medo; ao contrário, o verdadeiro amor afasta o medo”.
Meditação: O que o texto me diz?
O povo cristão costuma invocar Maria como Rainha da Paz. De fato, essa é a última invocação da Ladainha de Nossa Senhora. Neste mundo, marcado pela violência e pelas guerras, vamos pedir a intercessão dela, Mãe do Príncipe da Paz, fazendo referência ao oráculo do profeta Isaías.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peçamos: Maria, Mãe de Jesus, ensina-nos a perseverar nas obras de misericórdia, justiça e paz.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Maria se abre a graça de Deus e aceita a proposta divina. Diante do convite contínuo que o Senhor nos faz para viver a sua Palavra, qual é sua resposta?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Maria é Rainha, não porque assumiu um trono revestido de poder dominador. É Rainha, porque é servidora. “Eis aqui a Serva do Senhor”. Assumiu plenamente a novidade do Reinado de Deus, ou seja, a missão do Rei-Pastor Jesus que colocou um avental e lavou os pés dos discípulos. Um Rei diferente. A música Senhora e Rainha do Pe. Zezinho diz assim:
O povo te chama de Nossa Senhora
Por causa de Nosso Senhor
O povo te chama de Mãe e Rainha
Porque Jesus Cristo é o Rei do céu
E por não te ver como desejaria
Te ver com os olhos da fé
Por isso, Ele coroa a Tua imagem, Maria
Por seres a mãe de Jesus
Por seres a mãe de Jesus de Nazaré