Ficar firme até o fim (Mt 10,16-23)
14 de julho de 2017Amar Jesus
17 de julho de 2017Mt 10,24-33
_ Nenhum aluno é mais importante que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado em ser como o seu patrão. Se o chefe de família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda.
_ Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto será descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém, nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
O mestre tem maior sabedoria do que o aprendiz. Somos aprendizes da Palavra de Deus. Com Deus e em Deus, e somente n’Ele conheceremos o que, hoje nos é desconhecido (1Cor 13,12).
O seguimento à Palavra supõe que o discípulo trilhe o mesmo caminho de Jesus. E se recordamos algumas cenas da vida pública de Jesus identificaremos vários desafios e dificuldades que enfrentou. Assim, também no caminho do discípulo haverá pedras, dificuldades, tentações, cansaço, dor. São as consequências da missão que liberta e dão vida nova. Por isso, a leitura nos diz:
“_ Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto será descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente.”
O medo paralisa, impede de prosseguirmos na caminhada de fé, impede de arriscar-nos a dar passos a mais largos e firmes. Portanto, não tenhamos medo de posicionarmos diante das pessoas e das situações do dia-a-dia como anunciadores da Palavra.
Em tempos de uma profunda crise, sejamos perseverantes. Anunciar abertamente o que Deus nos diz em segredo:
“Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém, nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.”
A vontade de Deus e o seu poder é maior do que qualquer crise, seja ela pessoal, familiar, comunitária ou nacional.
Confiantes na misericórdia e no Amor infinito de Deus, peçamos a Ele fidelidade e coragem para enfrentar com amor e perseverança os desafios que estamos sujeitos diariamente.
Maria, mãezinha querida, nos auxilie para que sejamos perseverantes. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH