…Serão pedidas contas disso a esta geração.
13 de outubro de 2022O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.
15 de outubro de 202214/10/2022 (Sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum): Lc 12, 1-7
- Leitura: O que o texto diz?
Inicie a leitura de Lc 12, 1-7. Seja conduzido pelo Espírito Santo e permita-se mergulhar nas Sagradas Escrituras. No Evangelho de hoje, Jesus fala aqueles que estão dispostos a ouvir e praticar os seus ensinamentos. Ele orienta seus discípulos a serem homens e mulheres de corações sinceros e abertos ao amor de Deus e a nunca colocar coisas ou pessoas no lugar que só é devido ao Pai. E ainda nos recorda que somos muito amados e queridos por Deus.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Lc 12, 1-7, perceba o que mais tocou seu coração. O que você sentiu ao ler as palavras de Jesus? Em que momentos na sua vida você tem se escondido de Deus? Você se permite experimentar o amor do Pai? Coloque-se na presença do Senhor e abandone-se em seu amor. Permita-se fazer essa experiência.
- Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Agora o que você quer falar para Jesus? Imagine-o na sua frente e diga com suas palavras o que você está sentindo, o que está passando na sua vida e onde você quer que Jesus toque e transforme.
- Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Jesus compreende a nossa humanidade, as nossas limitações e conhece também as nossas potencialidades. Ele quer que também nós nos conheçamos por inteiro. No silêncio do seu coração, permita que a Palavra de Deus tome de conta e preencha toda a sua existência. Abandone-se em Deus! Contemple o quanto você é amado por Ele.
- Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Os discípulos de Jesus nunca andam sozinhos. É preciso que ajudemos uns aos outros nessa caminhada. Quais pessoas que você conhece estão precisando sentir o amor de Deus? Você pode ser instrumento do Espírito Santo para que esse amor chegue a outras pessoas. Depois de experienciar o amor de Deus, o que você fará para que mais pessoas possam senti-lo?
Ir. Ian Lucas Rodrigues de Oliveira*
Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém