
Jesus e as autoridades religiosas do seu tempo
16 de outubro de 2025
17 de outubro, 6ª feira, Memória de Santo Inácio de Antioquia.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 12,1-7
Leitura: O que o texto diz?
Observe a multidão se reunindo em torno de Jesus, chegando a pisar uns nos outros. De repente, Jesus começa a falar para os discípulos. Mais uma vez Ele fala sobre o cuidado com hipocrisia, chamando-a de “fermento dos fariseus”, porque está escondida, mas no fundo incha e faz mal por dentro. O discípulo não deve esconder o que lhe causa mal, mas ter coragem de ultrapassar um caminho de conversão e de aprendizagem. Isso não só é remédio contra a hipocrisia, mas torna o discípulo apto para proclamar publicamente a Boa-Nova do Cristo. Em seguida o Mestre os encoraja diante dos tempos de perseguição. Não devem temer “aqueles que matam o corpo”, mas os que levam para um caminho de perdição e condenação eterna. Se Jesus venceu a morte, Ele cuida dos seus e os chama a assumir a vitória diante dos desafios e das perseguições.
Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Lc 12,1-7, perceba quais palavras mais tocaram você? Que fermento incha e faz mal a você? Como bani-lo de sua vida? Que caminho de conversão e de transparência o texto te inquietou a trilhar? Diante dos tempos tão desafiantes em que se vive, que situações você sente que está sendo perseguido(a)? Ouça a voz do Mestre cuidando e encorajando você a não desistir!
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Nossa vida é feita de escolhas que podem clarear o caminho ou trazer trevas para dificultar nossa caminhada. Faça uma escolha. Procura enxergar em tua vida o grande valor que tens. Deus te ama muito mais do que a criação inteira, porque és filho e podes ser um sinal dele, do Criador, na relação com todas as coisas e pessoas.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Na certeza de que Jesus está com você, permita que a Palavra de Deus revigore suas forças e a luz do Senhor irradie não só o seu interior, mas a todos que você traz ao coração para que o Senhor retire todo o fermento que faz mal em sua vida.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Colaborando com a missão de Jesus, você também pode banir o “mau fermento” presente nos vários âmbitos de seu dia-a-dia. Ser gentil, acolhedor(a); buscando a verdade, o direito, a justiça; freando a corrupção e tantos males que batem à sua porta certamente será uma grande contribuição para que o Reino de Deus se manifeste hoje!