“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos”
12 de julho de 2024Jesus chamou e enviou…!
14 de julho de 202413 de Julho, sábado, 14ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 10,24-33
Leitura: o que o texto diz?
Hoje Jesus diz que precisamos temer aquele que destrói a alma e o corpo! Ao mesmo tempo que o evangelho nos exorta a ter cuidado, também nos fala sobre o cuidado e atenção do Senhor para com cada um de nós. Deus sabe tudo! Até quantos fios de cabelos temos em nossas cabeças! Cuidemos uns dos outros e testemunhemos o amor a Deus.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus nos diz: “Não tenhais medo!” Nesse tempo em que vivemos é um grande desafio não ter medo e confiar em Deus. Diante de tantas dificuldades e perdas, sejam econômicas, no campo social ou familiar, mas também, pessoal, há o risco de cairmos num grande vazio. É preciso coragem para a cada dia dar testemunho de confiança em Jesus. Os discípulos são encorajados a anunciarem sem medo, em pleno dia. E eles o fazem, dando a vida como testemunhas de Jesus. Estão certos de que, sendo mortos por causa da missão, não estão perdendo a vida. A nossa vida está na palma da mão de Deus, que tudo conduz. Não há razão para ter medo.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a superar o medo que ameaça seu coração.
Peça a graça de não ficar paralisado pelo medo que impede a caminhada. Abra os seus ouvidos para novamente escutar a sua palavra: “Não temas; Eu estou contigo!”.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Do que você tem medo? Na sua vida, você escuta atentamente a palavra de Deus e confia? Acredita que Deus te considera muito mais do que você imagina? Reflita sobre isso.
Ação: o que posso fazer do texto?
“Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.”, nos diz o evangelho de hoje. Deus se importa conosco e conhece profundamente nosso coração. É preciso confiar que Deus vive conosco todas as nossas mazelas, dificuldades e sofrimentos.
Equipe Lectionautas