“O Espírito Santo falará em vós…”
14 de julho de 2023O semeador saiu para semear.
16 de julho de 202315 de Julho, sábado, Memória de S. Boaventura, bispo e doutor da Igreja.
Evangelho Mt 10,24-33
Leitura: O que o texto diz?
Hoje Jesus diz que precisamos temer aquele que destrói a alma e o corpo! Ao mesmo tempo que o evangelho nos exorta a ter cuidado, também nos fala sobre o cuidado e atenção do Senhor para com cada um de nós. Deus sabe tudo! Até quantos fios de cabelos temos em nossas cabeças! Cuidemos uns dos outros e testemunhemos o amor a Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus nos diz: “Não tenhais medo!” Nesse tempo em que vivemos é um grande desafio não ter medo e confiar em Deus. Diante de tantas dificuldades e perdas, sejam econômicas, no campo social ou familiar, mas também, pessoal, há o risco de cairmos num grande vazio. É preciso coragem para a cada dia dar testemunho de confiança em Jesus. Os discípulos são encorajados a anunciarem sem medo, em pleno dia. E eles o fazem, dando a vida como testemunhas de Jesus. Estão certos de que, sendo mortos por causa da missão, não estão perdendo a vida. A nossa vida está na palma da mão de Deus, que tudo conduz. Não há razão para ter medo.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a superar o medo que ameaça seu coração. Peça também a graça de não ficar paralisado pelo medo que impede a caminhada. Abra os seus ouvidos para novamente escutar a sua palavra: “Não temas; Eu estou contigo!”.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O medo faz parte das emoções humanas. Serve como autoproteção quando a atitude é a prudência. Porém quando se torna um fator paralisante, impedindo a tomada de decisões e ações mais ousadas, precisamos da força da fé que nos encoraja a dar o passo decisivo. “Aquele que vos chamou é fiel” (1Ts 5,24). Sinta, no silêncio contemplativo, essa segurança que só pode vir de Deus. Não estamos perdendo a vida quando a gastamos na obra da construção do Reino. A promessa dele é fiel, sempre se cumpre.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
-“Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.”, nos diz o evangelho de hoje. Deus se importa conosco e conhece profundamente nosso coração. É preciso confiar que Deus vive conosco todas as nossas mazelas, dificuldades e sofrimentos.
Equipe do Lectionautas.