Seu nome será João…
24 de junho de 2023Não julgueis
26 de junho de 202325 de junho, 12º Domingo do Tempo Comum.
Texto bíblico: Mt 10,26-33
Leitura: O que o texto diz?
Depois de ter chamado os doze apóstolos e tê-los dados instruções sobre como devem proceder em seu anúncio do Reinado de Deus, Jesus faz uma série de alertas em relação aos desafios da ação missionária. O Mestra os alerta para que não pensem que sua Palavra é para uns poucos, um círculo estrito, por isso, Ele utiliza as imagens da noite (poucos-reservado) e do dia (muitos). Não se deve temer as forças humanas, mas confiar em Deus pois tudo está em suas mãos. Além disso, Jesus indica o comprometimento necessário para ser Seu apóstolo, pois significa confessá-Lo em situações difíceis, comprometer-se com o Evangelho.
Meditação: O que o texto me diz?
Qual o versículo que mais chamou sua atenção? Atentamente, procure retomar este versículo de depois se pergunte: O que senhor está querendo me dizer? Como me coloco diante das exigências da Missão? Entendo que o Evangelho é para todos e que compromete os que o anunciam?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante da Palavra de Jesus que interpela ao compromisso com a missão e suas exigências, devo dizer ao Senhor como eu me sinto. Partilhe com Ele, as alegrias e dificuldades de anunciar o Evangelho. Você pode realizar uma breve oração pedindo forças para enfrentar as dificuldades diárias no anúncio do Evangelho.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
Contemple a sua realidade com os olhos de Deus. Perceba o desânimo com que anuncia o Evangelho diante das adversidades ou mesmo o seu fechamento e de seu grupo em si mesmos. Olhe para as exigências da Missão e procure perceber quais você pode assumir hoje em sua vida, no seu grupo ou pastoral, na sua família e no seu trabalho.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.