“…e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo”
9 de abril de 2023“Mulher, por que choras?”
11 de abril de 202310 de abril, segunda-feira, oitava da Páscoa
Evangelho – Mt 28,8-15
“Alegrai-vos!”
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho novamente apresenta dois imperativos: “Alegrai-vos” e “não tenhais medo” e a insistência em se dirigirem para a Galileia. Mas por que essa insistência? Primeiro para mostrar que o Jesus Ressuscitado é o mesmo Jesus de Nazaré. Segundo, porque a Galileia é o lugar da missão e por fim, porque essa caminhada de seguimento acontece juntos, em comunidade. Mas, enquanto essas mensagens eram carregadas de vida, de recomeço, de esperança, temos, de outro lado, o poder da morte, da mentira, da corrupção, que nos indica que é necessário optar pelo Reino ou pelo antirreino. A decisão é sua!
Meditação: o que o texto me diz?
-“Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. Essa frase sintetiza a alegria que estamos experimentando nesse tempo pascal e a certeza da ressurreição de Jesus, aspecto fundamental da nossa fé. No entanto, enquanto de um lado experimentamos a força da vida, da alegria, do testemunho, do outro percebemos a maquinação do mal nas atitudes daqueles que desejam manipular a história, por meio da corrupção, da morte, do ódio.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Jesus Ressuscitado e peça a graça de sempre se retornar a sua Galileia, ou seja, a vida cotidiana, aos lugares de sua missão, carregando em seu coração a certeza de que Ele sempre lhe precede, lhe dá sentido para sua vida e razão para suas esperanças. Termine sua oração pedindo a Deus a graça de testemunhar Jesus Ressuscitado nas várias realidades de sua vida.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Que significado tem, para sua vida, os imperativos “alegre-se” e “não tenha medo”? Quais medos te impedem de anunciar a boa nova de Jesus Ressuscitado? Silencie seu coração. Deus é brisa leve que chega até nosso ser, nosso coração, nossa mais profunda consciência. Não tenha pressa.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Precisamos aprender a buscar Jesus em meio aos nossos afazeres. Foi Jesus que nos disse que poderíamos procurá-lo na “Galileia” de nossas vidas. O que as falas de Jesus às mulheres, sobre a alegria do Ressuscitado pode lhe solicitar a viver? Qual é a sua Galileia, ou seja, o seu lugar de missão?
Equipe do Lectionautas