A prudência e a confiança em Deus dá sustento à vocação do discípulo
9 de julho de 2021“E começou a enviá-los dois a dois”
11 de julho de 2021SÁBADO – 10/07/2021
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 10, 24-33
“Não tenhais medo! A missão dos discípulos de Jesus é anunciar e levar adiante a memória de Jesus”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, e sinta com o coração: A memória de Jesus caminha com a história. Acontece o anúncio?
Refrão meditativo: A Palavra está perto de ti, em tua boa, em teu coração (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolhe uma das frases que mais chamou atenção.
O texto do evangelho de hoje começa falando sobre o ideal do discípulo de Jesus: O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do Senhor. Para o discípulo basta ser como o seu mestre e para o servo ser como o Senhor. Não precisa ter medo pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia. Não vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. E Jesus diz: todo aquele que se declara a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Se me negares, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase chama a atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. Medite. Acredita ser um bom discípulo de Jesus? Que desejos brota de seu coração? Deseja estar no mesmo nível do mestre, fazer bons trabalhos, ou quer ser maior que ele? Tudo o que fazemos é com a graça do Pai que está no céu. Ser bom discípulo é se colocar à disposição do Mestre. E para você? O que é ser um bom discípulo? Tens medo? O medo é contrário à fé.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus nesse momento de intimidade? Ou agradecer diante da realidade que vive. Peça as bençãos de Deus; a graça para ser bom discípulo(a).
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silencie todo o seu ser e deixe se conduzir para dentro da narrativa. Desperte seus sentidos. Que cenas acontecem? Aqui acontece uma dependência do servo ao seu Senhor. Não uma dependência de subordinação, mas uma aceitação livre de ser como o mestre que se fez servo de todos. Ser discípulo é ter a vocação de se colocar a serviço gratuito. Ser generoso para com Deus e com os irmãos.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto-me interpelada a quê? Acreditas na gratuidade? O que podes assumir, de forma generosa, na comunidade? Com o que podes se comprometer?
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.