“Não sejais legalista, viva a lei do amor”
15 de fevereiro de 2022“Quem é Jesus para nós?”
17 de fevereiro de 2022LECTIO DIVINA – 16/02/2022 – Mc 8, 22-26
“Não sejamos cegos”
Leitura: O que o texto diz
Falar sobre cegueira e cura, nos remete à relação com Jesus e com o próximo. Muito provável, Jesus quis nos passar a mensagem de que muitas vezes não enxergamos o que está ao nosso redor, o que nos cerca. E deixarmo-nos ser curados por Jesus, é ver o mundo com outros olhos, dar sentido a tudo o que acontece. Podemos nos perguntar como está nossa atenção e iniciativa para as necessidades do outro. Diante da pandemia por exemplo, como está nosso zelo para com as famílias que perderam entes queridos? Este evangelho faz parte de uma longa instrução de Jesus aos discípulos (Mc 8,27 a 10,45) que conclui com a cura de outro cego (Mc 10,46-52). Os próprios discípulos, ainda que, diante de tantas aulas práticas, continuavam cegos. A Cruz tanto pode nos fazer ter uma verdadeira visão, se bem compreendida, como nos deixar mais cegos ainda, se mal interpretada.
Jesus tinha o cuidado em não se passar por milagreiro, com gestos, palavras de exortação, orientação, recomendação. Ele muitas vezes faz o mesmo em nós: nos cospe, esfrega nossos olhos, abre-os, mas preferimos continuar sem enxergar. Vejamos que, sua primeira atitude após a cura, foi conduzir o curado para fora da cidade, ou seja, para longe do lugar de culpa, de suas faltas, da incredulidade, uma vez que, desejava uma nova vida ao recém curado. A cura é realizada gradativamente, e assim, é o nosso progresso, na proporção de nossa fé e de nossa sabedoria.
Meditação: O que o texto me diz
Refletir sobre nós não é tarefa fácil, mas se faz necessário. Reconheça agora suas limitações quando se sentir como um discípulo sendo orientado sobre sua cegueira. O que você não consegue enxergar que influencia em sua maneira de ser, nas suas atitudes? Você busca compreender as situações de coração aberto, sem radicalidades? Reconhece alguma cegueira em você?
Oração: O que o texto me faz dizer
Converse com Deus sobre as situações que não conseguiu enxergar até o momento conforme seus reais ensinamentos. Saia da zona de conforto que, talvez até, involuntariamente se acomode. Clame a graça de Deus para aceitar o que te dói, mas que precisa ser transformado, uma vez que, a evolução precisa partir de cada um de nós.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Reconhecer que somos humanos e imperfeitos é essencial para que sintamos a necessidade de ouvir a Deus, sem querer sermos o nosso próprio Deus, e abrir-se à humildade. Aprofunde a reflexão escutando a Deus. Que escolha o caminho da abertura e não do fechamento, que decida por caminhar dando passos de cada vez, mas para frente, com fé e perseverança.
Ação: O que esse texto me faz agir
Ouvindo e enxergando os ensinamentos do Cristo, que resplandeça no anseio de entender a cruz de Cristo, e colaborar na permanente construção do Reino. Ajude a outros irmãos abrirem-se e ter uma nova visão da vida, do Cristo e do seu amor por nós.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.