Os sinais de Deus
15 de fevereiro de 2021“Deus vê o coração”
17 de fevereiro de 2021LECTIO DIVINA – 16-02-2021
Mc 8, 14-21
“Não sejais legalista, viva a lei do amor”
Leitura: O que o texto diz?
Hoje Jesus tem uma grande mensagem, e que nos dias atuais, devemos ficar atentos aos fermentos que permanecem e incham dentro de nós, um fermento legalista e cheio de normas a cumprir.
A percepção de Jesus é para com seus discípulos influenciados com a cegueira dos fariseus, na qual enxergam apenas a materialidade, não visualizando a parte mais importante e que está ali presente: o próprio Jesus, o melhor de todos os pães, representando também a importância da Eucaristia. Somente com a verdadeira fé, conseguimos ver e sentir a graça, visualizar com os olhos de Deus, ou seja, muitas vezes a graça cai no esquecimento porque valorizamos a concretude imediatista das coisas. A riqueza, o orgulho, como fatores que movem a vida e são fermentos ruins para o ser humano, Jesus exorta os discípulos, que se encontram insensíveis.
Quando Jesus afirma: “Cuidado com o fermento de Herodes e dos Fariseus”, quer nos falar da esperteza de Herodes, pois como este não percebia nada de errado, usava os fariseus para isso, e em troca, fazia tudo o que eles queriam.
O cumprimento radical das leis, leva as pessoas a gastarem todo o seu tempo com isso, e não sobra nada para ver o que há de errado nelas, pois perdem a graça de Deus, de observar, de compreender e discernir. O coração fechado e endurecido com a futilidade. Com a Lei do Amor, Jesus transgride as demais, sendo a maior de todas as leis e a qual nutre a vida humana.
Meditação: O que o texto me diz?
Após entender o sentido do texto, medite em que pontos ele te toca. Em que situações você não vê a graça de Deus acontecer, ou não escuta as mensagens de salvação que chegam até você. Tem sido influenciado pelas coisas do mundo ou seguido as coisas de Deus? O que tem sido importante para sua vida e o que te move? A alvareza ou a sensibilidade espiritual, deixando-se levar pelo Espírito Santo? Permita que Deus abra sua mente e coração para que compreenda o sentido de tudo.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Conversar com Deus nos torna mais íntimo dEle, nos faz mais sensíveis as suas mensagens para nós. Seja grato pelo dom de sua vida, por tudo que já recebeu, mas também por tudo que ainda não deu certo e serviu de aprendizado. Ao mesmo tempo, peça direcionamento de hoje em diante, uma vez que, de coração aberto, progredirá na vontade de Deus, crendo que será o melhor para você. Não se deixar influenciar pela cegueira da materialidade, pelo fermento farisaico, e assim, se deixar mover pelo dom de amar.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Caso ache necessário para uma melhor compreensão, releia o texto, imaginando-se sendo um dos discípulos cegos, sem compreender realmente quem é Jesus. Como receberia as exortações as quais Jesus realizou, para eles entenderem sobre a transgressão da lei pelo amor, a não influência dos maus sentimentos e pensamentos, e portanto, evitar conflitos.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Com mente e coração abertos, recebemos a graça de Deus e em tudo somos ciente disso. Com os olhos nítidos a enxergar e os ouvidos atentos a escutar , compreendemos e discernimos o sentido de tudo. Interpelados por Deus, que não sejamos decepção e sim, fortaleza. Guarde a palavra de Deus e peça ao Senhor: “…Senhor que eu veja” (Lc 18,41), e como o salmista: “Inclina o meu coração para as tuas ordens e não para a ganância…” (Salm 119,36). Que tenha um olhar aprofundado e leve ao próximo, alegria de uma vida cheia de sentido, guiado pelo Espírito Santo, construindo o Reino de Deus.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.