Saciando os famintos
12 de abril de 2024VEDE! SOU EU MESMO!
14 de abril de 202413 de abril, sábado, 2ª semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de João 6,16-21
Leitura: O que o texto diz
A travessia do mar da vida por mais temerosa, carregada de tempestades que seja, Jesus não está distante. A água agitada e na escuridão, daí o desespero, uma vez que, não se enxerga uma saída. É fato que, em nossos momentos de alegrias e facilidades esquecemos do Deus da vida, passamos tempo sem oração e sem direcionamento. Daí, remamos para um lado obscuro, acreditando que somos salvadores e nossos próprios deuses. Não se encontra tempo para a espiritualidade diante do ativismo de hoje, e consequentemente, Deus fica fora de nossas decisões. Com efeito, o mar vai se agitando diante da vida, e sequer reconhecemos que Jesus está à nossa volta. Somos carentes de fé e resiliência. Que saibamos diferenciar quem nos fala: nossa autossuficiência ou Jesus?!
Meditação: O que o texto me diz
Medite sobre o texto. Releia-o até entende-lo bem e perceber os elementos que mais chamam atenção para o seu contexto de vida. No mar agitado da vida você tem realizado escolhas sozinho (a)? Você acredita que precisa de Deus? Nas situações de conflito, reflita sobre quem o(a) ajudou?
Oração: O que o texto me faz dizer
Crie sua rotina de oração pessoal. Abra as portas do seu coração para que o Espírito consiga chegar e agir em suas decisões. Em seus desesperos não esqueça que Jesus está ao seu lado, mas lembre disso nos momentos de alegria também e agradeça sempre.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Situando-se em seu mar agitado, desesperado(a) por não enxergar a solução e Jesus surge trazendo a segurança, a paz e a solução para todo a situação. A falta de Deus tem deixado pessoas enfermas, angustiadas e frustradas. Abrace a experiência da fé com Cristo e deixe Ele ser o seu guia.
Ação: O que o texto me faz agir
Com o discernimento e a abertura à experienciada com Cristo, eis que chega o momento de levar o aprendizado ao próximo. Muitos estão naufragando nas águas da incredulidade e cegueira espiritual, realizando suas escolhas por seu próprio mérito. Seja o instrumento de fé dessas pessoas através de seu testemunho.
Mércia da Silva Pereira*
Graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.