“Luz para iluminar as nações”
29 de dezembro de 2023Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.
31 de dezembro de 202330 de dezembro, Sábado, 6º dia na Oitava de Natal.
Procure sentar-se num local confortável, faça silêncio. Respire profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que inunde sua vida de amor a Palavra de Deus e o ajude a viver o dom da Espera.
Em seguida Leia Lc 2, 36-40
Leitura: o que o texto diz?
Estavam ainda no templo a família de Nazaré para cumprir o que prescrevia a lei quando são percebidos por Ana, uma viúva já idosa que não saía do templo dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana põe-se diante de Jesus louvando e bendizendo a Deus pelo menino que por tantos havia sido esperado para libertar Jerusalém. Que belíssimo evangelho! Que admirável é reconhecer a riqueza da Palavra! Você é convidado a desbravar o sentindo e a mensagem deste texto fazendo uma leitura atenciosa e buscando aspectos que mais lhe chamem atenção.
Meditação: o que o texto me diz?
Chama-nos atenção a esperança que habitava o coração de Ana. Ao passar dia e noite oferecendo a Deus jejuns e orações, alimentava sua esperança naquele estava por vir. Mesmo de idade avançada, não cansava-se de esperar, seu coração permanecia atento de tal forma que logo que avistara o Menino Jesus, notou, pela ação do Espírito Santo, que ali estava o Messias tão esperado. Sim! Repetimos muitas vezes que acreditamos em Jesus, mas não são poucas as vezes que nos deixamos cair no esquecimento permitindo assim, que nossa esperança seja enfraquecida e caindo desta forma no desânimo. O texto de hoje convida-nos a renovar nossa esperança! É necessário, recordar dia e noite a presença de Jesus que se faz viva e real entre nós, que não nos abandona, que a Ele podemos recorrer sem medo e sem dúvidas.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Tome para si a postura de Ana, em seu coração incansável havia um desejo profundo de conhecer Jesus, a libertação de Jerusalém. Peça ao Senhor, que também em você brote uma verdadeira esperança, da qual você se esforce em viver e alimentar sem reservas, sem cansar-se.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Imaginemos o coração de Ana quando o Espírito Santo lhe indicara que estava ali o Messias por ela tão esperado, não havia muito o que dizer, apenas contemplar e sentir o contentamento interior de que Deus houvera mais uma vez cumprido com sua Palavra. O que fazer? Apenas contemplar e adorar em seu coração. O que a Palavra suscitou em você? Contemple… adentre a grandeza dessa graça e louve a grandeza divina que habita agora em seu coração.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
É na ação concreta que a Palavra de Deus toma forma em nossa vida. Ana sabia como alimentar a esperança de seu coração. E você, como tem feito isso? Não basta apenas proferir palavras ou visitar a Igreja, concretizar nossas palavras e gestos é o que, de fato, nos mantem esperançosos. Assim, iluminado pelo texto e pela graça do Espírito Santo reflita e tome nota de atitudes concretas que você pode começar a realizar hoje mesmo em sua vida, afim de ser uma pessoa mais esperançosa e que vive realmente aquilo que acredita!
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.