“Encontrarei descanso para vossas almas”
19 de junho de 2020Falar sem medo
21 de junho de 202020/06/2020 – Lc 2, 41-51 – “Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”
Leitura: O que o texto diz?
O cenário que abre a narrativa é da festa da páscoa em que Jesus já com seus 12 anos, sente-se profundamente atraído pela casa e pelas coisas referentes ao Pai (doutores da lei e templo). Ao ser questionado por sua mãe, Jesus lhe dar uma resposta que parece obvia mais que apenas ele entedia tal mistério, ou seja, estar no templo junto aos doutores estou ocupando-me das funções de referentes a casa do Pai.
Meditação: O que o texto me diz?
Medite nos detalhes mais sutis do texto e os que inquieta seu coração.
Estar na casa do pai, ouvindo sua palavra é de fado para nós uma ação que devemos antes de tudo realizar apenas eu e Deus longe de nossos pais, amigos e etc. realizar as funções que o Pai nos concede requer de nós certo afastamento de situações externas para nos focarmos apenas em Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Quantos pais perdem seus filhos e não tem a chance de reencontra-los, quantos filhos moram junto aos seus pais e mesmo assim permanecem totalmente perdidos? Senhor Jesus que cada Pai saiba a importância de seus filhos e que cada filho saiba amar e valorizar seus pais.
Contemplação: O que Deus através do texto, faz em mim?
Estar na presença do pai nos deixa imunes ao tempo. Jesus ao passar três dias dentro da casa do Pai não percebe o tempo passar, ouvindo e contemplando a presença de Deus. Estejamos nós diante desta palavra, ouvido e contemplando tua presença Jesus sem nenhuma preocupação com o que há La fora.
Ação: O que o texto me faz agir?
Precisamos fugir mais do ativismo e mergulhar na presença de Deus, dar mais prioridade e a sua voz e dar a devida atenção aos meus pais, ciente de que Deus estar em primeiro lugar em minha vida, esta é a regra de ouro para o meu serviço.
Ir. Luiz Antonio dos Santos Vieira, INJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Graduando Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)