Seja um profeta hoje
14 de dezembro de 2023Abrir os olhos para quem Ele é…
16 de dezembro de 202315 de dezembro de 2023, 6ª feira da 2ª semana do Advento
Leia Mt 11,16-19
Leitura: O que o texto diz?
Jesus e João são rejeitados, cada um, à sua maneira e como são percebidos. A incredulidade na misericórdia e perdão leva o homem a querer as coisas da sua forma, em cumprimento de leis estéreis, mas que, não convertem almas. E assim, neste evangelho, Jesus compara a humanidade que não sabe distinguir as coisas, como as crianças, e consequentemente, vivem a lastimar por não entender o que acontece.
Sem convicções de nossos objetivos de vida, nossas expectativas avançam apenas no que de bom queremos que aconteça, sem glorificar a Deus toda proteção e toda a graça recebida. Com efeito, há a rejeição do Espírito Santo, uma vez que, não concordamos com o seu direcionamento. Para Jesus, o Ser é bem valioso, bem mais do que fazer (sacrifícios). Estamos muito mais a mirar o outro pelo que faz de errado conforme a lei estabelece e esquecemos de apreciar as boas práticas de fraternidade e de compaixão.
Meditação: O que o texto me diz?
A reflexão de hoje tem uma forte ligação com a de ontem. A rejeição é uma prática muito acentuada. Atente bem para a leitura e traga a sintonia do que ela agrega e faz você reconhecer em que situação se encontra hoje: eu sou uma pessoa que murmura muito ou já acordo agradecendo? Estou sempre recriminando os outros em seus erros ou busco visar mais os meus? Confio realmente na obra de Deus em mim ou creio nos meus próprios méritos?
Oração: O que o texto me faz dizer?
A oração é de suma importância em nossas vidas. Não aquela que se faz por puro cumprimento de preceitos, mas a que conversamos com Deus através do silêncio da alma e muito ouvimos para discernimento e crescimento em sabedoria. Com efeito, através do que o texto tocou você, agora clame a Deus pela misericórdia e perdão das suas falhas, pelas possíveis vezes que muito mais julgou do que olhou para si mesmo. Abrace a fé e sinta o Deus protetor e bondoso ao seu lado.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Tocado com tudo que o texto vem trazendo até agora para você, como também, com o que acabou de reconhecer e pedir a Deus para fazer em sua vida, perceba-se como sendo um daqueles que rejeitaram Jesus e João Batista, e sinta o quanto estão distantes da realidade do evangelho, perdidas e necessitando se reencontrar. Jesus faz morada definitiva em você agora, uma vez que, abriu seu coração e o recebeu intimamente e vá em busca dos próximos passos.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Após tomar a decisão em não ser como as crianças indecisas, ter aberto o coração para o Espírito guiar você, eis que sua credulidade no perdão e o amor está transbordando para levar a outros que estejam hoje na situação em que você se encontrava. Muitos estão aguardando seu testemunho de aceitação a Jesus, e não a rejeição. Ajude a transformar corações, a levar a paz e principalmente, Jesus Cristo às pessoas.
Mércia da Silva Pereira*
Graduação em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza- CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.