“…eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo.”
16 de novembro de 2022A coerência de fé
18 de novembro de 202217 de novembro, 5ª feira da 33ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho – Lc 19,41-44
Leitura: O que o texto diz
Jesus se aproxima de Jerusalém e, ao vê-la, chora. O choro de Jesus é de compaixão porque sabia que, pelo seu procedimento, ela seria destruída. Quem se desvia do caminho de Deus sofre as consequências. Jerusalém teve a oportunidade de ter Jesus e se firmar como cidade de Deus, mas, cega pela corrupção e pelos desmandos, não o reconheceu. Ela não conseguiu enxergar o portador da paz e por isso seria vítima da violência, seria destruída. Eis o motivo da comoção de Jesus e do seu choro. Jesus continua a chorar por seus filhos que têm a oportunidade de tê-lo, mas que não conseguem enxergá-lo e por isso seguem por outros caminhos. O caminho da corrupção, das drogas, da violência, do desrespeito à vida.
Meditação: O que o texto me diz
Jesus continua a chorar ao ver que o ser humano, em nome do poder e do lucro, continua a destruir a vida, dom precioso de Deus. Enquanto estivermos a olhar apenas para nós mesmos, sem enxergar mais longe, estaremos fadados à destruição, como aconteceu com Jerusalém. Deus não quer isso de nós. Tal procedimento o entristece como entristeceu Jesus o procedimento de Jerusalém. Será que a humanidade está reconhecendo a presença de Jesus, como o único capaz de trazer a paz? Tudo indica que não. As coisas que vemos acontecer comprovam que países, cidades e pessoas ainda estão longe desse reconhecimento. É hora de fazer algo para que esse quadro mude.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que possa reconhecer a sua presença libertadora e salvadora em sua vida. Converse com Ele sobre os desafios da hora presente, sobre o que você pode fazer em prol da vida e da paz. Dê graças a Deus, que vem visitar-nos, trazendo sua Palavra e seu Amor redentor, gerando vida em abundância pra todo homem e mulher de boa vontade.
Contemplação: O que o texto faz em mim
À luz do evangelho de hoje, brotam questionamentos: Você reconhece a presença de Jesus em sua caminhada? Procura superar tudo aquilo que impede que você veja e sinta a presença do reino na vida dos irmãos? O que fazer para que reconheça e acolha Jesus em sua vida?
O Senhor continua a nos visitar e convidar-nos a lutar pela vida enquanto princípio fundamental de seu Reino.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Vivemos num mundo com muitos desafios e possibilidades, não dá pra ser cristão somente “de nome”, ter uma fé superficial e sem compromisso com o Reino. Procuremos avaliar nossa prática de vida e afastar a tentação da indiferença que impede de unir fé e ação. Podemos sim estar sempre vigilante para procurar ser melhor discípulo de Jesus.
Equipe Lectionautas