
Em vosso caminho, anunciai…
11 de junho de 2025
Não cometerás adultério…
13 de junho de 2025
12 de junho, Quinta-feira da 10ª semana do Tempo Comum
Introdução – preparar-se para a oração
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença Dele, no coração da humanidade.
Leitura do Evangelho de Mateus 5,20-26
O que o Texto diz?
Tendo subido a montanha e anunciado as Bem-Aventuranças, Jesus, o novo Moisés, recorda o mandamento do valor da vida “Não matarás!”, ampliando o conceito de matar, relacionando-o com a cólera. Ele recorda que a reconciliação deve vir antes da oferta no altar e conclui com uma pequena parábola sobre um julgamento em um tribunal.
Meditação: O que Deus nos diz por meio dessa Palavra?
Não se mata apenas com a espada. Encolerizar-se, ou seja, agir de maneira furiosa pode gerar danos como os da morte, tanto para quem se encoleriza como para o outro que é alvo de suas ações. A alternativa proposta por Jesus é a reconciliação. Dar novamente as mãos é depositar no altar da vida uma oferenda agradável a Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, dá-me a graça de abrir-me a reconciliação convosco e comigo mesmo, para que eu possa assim abrir-me plenamente à reconciliação com meus irmãos e irmãs.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Contemplo duas imagens: o muro e a ponte. O que elas me dizem? Qual delas reflete o que tenho feito e qual delas reflete o que eu quero ser?
Ação: O que posso fazer a partir do texto?
Viver a reconciliação com alguém com quem tenha rompido os laços. Ir ao encontro do outro e abrir-se a uma nova oportunidade.
Pedro Henrique Mendonça Fernandes – Catequista, Membro da Equipe de Assessores da Catequese da Diocese da Campanha/MG