Não tenhais medo!
25 de junho de 2023Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.
27 de junho de 202326 de Junho, 2ª feira, 12ª semana do Tempo Comum
Texto bíblico: Mt 7,1-5
Leitura: O que o texto diz?
Jesus inicia uma série de pequenas exortações e instruções para todos aqueles que desejam ser seus discípulos, esclarecendo o modo como devem viver. Deve-se recordar que anteriormente (capítulo 5), Jesus apresentou as bem-aventuranças como o “programa de vida” para todo discípulo, agora, Ele exorta para que os discípulos não assumam um julgamento arrogante ou hipócrita. Outrora, os rabinos, muitas vezes, utilizavam proporções e medidas para o julgamento. Por sua vez, o discípulo do Reino não pode cair na armadilha de colocar-se numa posição de superioridade em relação ao próximo, tal atitude o levará a não perceber os próprios limites que carrega. O verdadeiro discípulo está sempre em processo de “retomada de si mesmo” antes de qualquer correção fraterna dos irmãos e irmãs.
Meditação: O que o texto me diz?
Procure retomar o texto degustando cada palavra. Repita interiormente a frase que mais lhe chamou atenção. O que está frase diz sobre a sua vida e suas atitudes? Quando assumo uma posição de juiz diante da atitude do outro? Eu consigo olhar para as minhas atitudes que não correspondem com o discipulado de Jesus?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante desta reflexão que o Evangelho suscita, o que quero dizer a Deus? Podes reconhecer diante dEle o grande desafio que é ter consciência de si mesmo e não julgar o próximo. Caso queira, faça uma oração breve de agradecimento a Deus por te amar mesmo com seus limites e incoerências.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
Olhando para a sua vida e sua história, procure perceber quais passos você já deu no conhecimento de si mesmo e na capacidade de compreender o outro em suas fraquezas, quais passos ainda precisa dar? Qual compromisso podes assumir na busca por viver melhor o discipulado de Jesus junto aos irmãos e irmãs?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.