“Com a mesma medida com que medirdes outros, vós também sereis medidos”
1 de março de 2021“Entre vós não será assim. O maior é aquele que serve.”
3 de março de 2021TERÇA – FEIRA – 02/03/2021
2ª SEMANA DA QUARESMA – Evangelho de Mt 23,1-12
“Não importa que título nos dão, o importante é a obra que fazemos?”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus e seus discípulos reunidos com a multidão de pessoas que o seguiam. Aproveitou esse momento pra falar sobre os mestres da lei e os fariseus. Dizia ter eles autoridade para interpretar a lei de Moisés e por isso deveriam observar o que eles diziam. Mas Jesus chama atenção para um fato importante: ouvir o que diziam, mas não imitar suas ações porque o que eles falam eles não colocam em prática. Colocam as exigências da lei nos ombros dos outros, mas eles mesmo não estão dispostos a seguir. Estas suas ações eram observadas pelo seu modo de agir. Muitas vezes buscam os primeiros lugares só para aparecer, gostam de ser cumprimentados em praças públicas e de serem chamados de mestres. Jesus passa seu ensinamento: nunca vos deixeis chamar de mestre, pois um só é vosso mestre e todos vós sois irmãos. E alerta: o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me chamou atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto vagarosamente. Veja o que está acontecendo. Jesus fala sobre como colocar em prática as ações, conforme os mandamentos da Lei de Deus. E hoje. Também somos chamados a praticar nossas ações conforme esses ensinamentos. Jesus é a Lei,e a Lei é instrução, modo de vida. Viver o amor, amando a Deus e aos irmãos. O que você acha? Não adianta dizer que segue Jesus se não faz as coisas que diz. Se não o tem como modelo de vida. O que se pode pensar? Eu estou contribuindo para que as pessoas vejam em mim atitudes de Jesus?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Olhe para a sua vida, seus compromissos. O que gostaria de falar com Deus? Diante de tantos conflitos e violências, tantas maldades que fazem às pessoas, que posso pedir a Deus? Podemos ser instrumentos nas mãos de Deus e deixar que o Espírito do Ressuscitado ilumine o nosso agir. Agradeça pelos momentos difíceis, mas possíveis de serem superados, pois o Senhor está atento ao nosso caminhar.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Deixe se conduzir. É ele quem toma a iniciativa e nos permite colocar em prática seus ensinamentos. Jesus disse: “Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar, será exaltado”.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, por quais tarefas cada um pode responsabilizar-se no dia-a-dia? pense: Como dividir o fardo na equidade, ou seja, proporcional nas capacidades de cada um de forma a não sobrecarregar mais uns do que os outros. Ficai atentos ao jeito de ser de Jesus e o tenha como modelo de vida.
Neuza Silveira de Souza. Teóloga, Especialista em Catequética, Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Bhte.