Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei.
19 de maio de 2022Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.
21 de maio de 202220 de maio, 6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa
Evangelho Segundo João 15,12-17
Leitura: O que o texto diz?
Jesus chama de amigos os seus discípulos, pois dá a conhecer sua vida e sua intimidade. Há uma profunda transparência nessa relação. Na dinâmica desse amor transbordante, Ele vai ao encontro de cada discípulo e o escolhe, mas não é o discípulo que escolhe Mestre, como era costume antigo. Além disso, Ele confia em cada um deles ao ponto de enviá-los para que produzam frutos e estes permaneçam. A experiência de amor entre Mestre e discípulos deve transbordar na relação entre os próprios discípulos, amando uns aos outros, sendo essa a marca do discipulado cristão.
Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Jo 14,1-12, permita a forte declaração de Jesus mexer no seu interior. Que palavras mais o tocaram? Como você sentiu sendo chamado não mais de servo, mas de amigo? Como isso repercute em sua relação com Jesus? Além de Salvador, Todo-Poderoso, Mestre, Filho de Deus e tantos outros títulos, o que o título de “Amigo” faz você enxergar? Como você se sente ao saber que foi escolhido, e que, o Mestre confiando em você, designou-o também para missão?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Na confiança de que Jesus é seu amigo, apresente a Ele tudo aquilo que você ainda não consegue fazer para segui-lo. Peça a graça da perseverança diante do importante chamado que Ele faz a você. Confia no Senhor Jesus Cristo, que está contigo e te conduz pelos caminhos da fidelidade ao seu Evangelho.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”, diz Jesus. Como escolhido você é chamado a dar frutos de perseverança com o auxílio do Mestre que o acompanha. Jesus conta com você para espalhar a semente da felicidade que o Reino de Deus. O amai-vos uns outros como Jesus nos amou vai se tornando uma verdadeira motivação alicerçada em seu amor.
Ação: O que o texto me faz agir?
Como gesto concreto aproxime-se de quem te magoou. Dê um telefone, envie uma mensagem. Busque gestos de delicadezas que podem espalhar o bem e fazer este mundo diferente.
Equipe do Lectionautas