“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”
13 de maio de 2022Eu vou dou um novo mandamento..
15 de maio de 2022Sábado, 14 de maio de 2022.
Jo 15,9-17 – “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”.
São Matias Apóstolo
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Nessa perícope, encontramos uma das mais belas páginas do Evangelho, nas quais Jesus sintetiza toda a Escritura num único mandamento: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. A medida do amor dos homens é Jesus. Ele nos amou até as últimas consequências, imensuravelmente. É assim que devemos amar o nosso próximo. O discípulo-missionário de Jesus é aquele que demonstra seu amor neste mundo tão necessitado de tantas coisas. O amor é fundamental para transformar as pessoas. Esse amor é revelado no cuidado e na atenção dispensados a todos, especialmente, aos necessitados.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
O próprio Senhor Jesus nos diz, no Evangelho de Lucas, que, para o seguimento, é necessária a tomada da cruz cotidiana. O ser discípulo se concretiza na vida doada em favor dos irmãos. É amando aqueles, com os quais convivemos, que somos capazes de experimentar de maneira sublime e mais perfeita o amor de Deus por nós.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Senhor, Deus de amor e da paz, ajuda-me em meu caminho discipular. Que eu seja capaz de amar sem medidas e que meu amor se transforme em gestos de carinho para todos com os quais convivemos. Da mesma maneira que Jesus doou-se generosamente na cruz, que eu seja capaz de doar-me aos necessitados.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
O amor cristão deve ser gratuito. “O mais fino e genuíno amor é este: dar a vida pelos amigos, pelos irmãos, sem buscar recompensas e retribuições”.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
No dia de hoje, farei ao menos uma ação demonstrando o meu amor por alguém próximo a mim.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.