
2 de março, 8º Domingo do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Lucas 6,39-45
Leitura: o que o texto diz?
A misericórdia é o coração do evangelho. São Lucas nos deixa claro esta perspectiva no evangelho de hoje. Do coração humano deve somente sair coisas boas. Um coração que ama, perdoa e acolhe. A ira, o ódio, a violência nos impedem de enxergar a presença amorosa de Deus entre nós.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus utiliza das ‘parábolas’, que são pequenas estórias, para revelar a profundidade numa ‘nova experiência’ de Deus. Quando meu olhar se volta para meu irmão seja na perspectiva da correção e de uma orientação, é preciso perceber como estou. Primeiro tenho que buscar minha conversão, para depois caminhar com meu irmão e minha irmã.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que sua Palavra ilumine teu coração, te livrando daquilo que desvia do amor. Teus lábios proclamem hoje e sempre a bondade do Senhor para com toda a humanidade. Peça ao Senhor pelo Papa Francisco.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Como está seu olhar sobre a vida do seu irmão? Você vê a trave que está no seu olho, ou fica observando o cisco no olho do seu irmão? Você segue os ensinamentos do Mestre Jesus, ou escuta outros que se põe no lugar do verdadeiro ‘mestre’?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
O Evangelho nos diz: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins”. É por amor que vivemos e assim daremos bons frutos.
Equipe Lectionautas