Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
1 de outubro de 2024A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos
3 de outubro de 202402 de outubro, 4ª feira, memória dos Santos Anjos da Guarda.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da sua oração.
Leia o evangelho de Mateus 18, 1-5.10
Leitura: o que o texto diz?
Na parábola de Jesus, para participar do Reino é preciso “tornar-se” pequeno como as crianças. Para Mateus, ser pequeno é ser discípulo. Assim, quem se fizer discípulo de Jesus entrará no Reino dos Céus.
Meditação: o que o texto me diz?
Receber bem uma criança em nome de Jesus, é o jeito de acolher a Jesus em nosso coração. Jesus se utiliza do exemplo de uma criança, sinal de fragilidade, para adverti-los sobre o modo de ser discípulo e o acolhimento aos pequenos. A proposta de Jesus que os discípulos ainda não entenderam é que ser discípulo é com simplicidade, se colocar a serviço dos humildes. Fazer como ele: um mestre que se fez pequeno e servo.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de se fazer discípulo de Jesus, pequeno como uma criança na sua sinceridade.
Reze a oração que desde pequenos nossas mães e avós ensinam:
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.”
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Tome para si as palavras de Jesus “Se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus”. Qual o impacto que isso causa em você? Será capaz de transformar seu coração em coração de criança?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Atenção! Não desprezeis um só destes pequenos!” Longe de qualquer desprezo aos mais frágeis, os discípulos, líderes da comunidade, devem cuidar deles, assim como Deus também os protege enviando seus anjos. O pequeno, o simples, o insignificante, o marginalizado, estes são os que contam para Deus, desde que se abram para fazer a vontade do Pai Celeste. Do mesmo modo, Deus tem olhar de predileção e total cuidado com o pecador que está longe do rebanho do Cristo. Valorizar os pequenos é honrar a Deus. Buscar o irmão que se desvia do caminho, é agir como o pastor que busca a ovelha perdida.
Equipe Lectionautas