Parábolas do Reino
19 de julho de 2020Quem são minha mãe e meus irmãos?
21 de julho de 2020SEGUNDA FEIRA – 20/07/2020
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Evangelho Mt 12, 38-42 –
Leitura: O que o texto diz?
A tradição judaica esperava um messias que realizasse sinais e prodígios confirmando ser ele o ungido esperado, entretanto ao pedirem um sinal, Jesus responde com indignação aos escribas e fariseus, pois havia dúbia intenção em seu pedido. Jesus os chama de geração má e adúltera e aponta-lhes o sinal de Jonas. Jonas sobreviveu após três dias no ventre de uma baleia; assim o filho do Homem passará três dias no seio da terra. Os ninivitas se converteram com a pregação de Jonas. Eis quem é mais que Jonas. A rainha de Sabá se rendeu a sabedoria de Salomão. Eis quem é mais que Salomão. Os fariseus e escribas não foram capazes de ver em Jesus o Messias. Queriam submetê-lo a sua ótica e suas expectativas.
Meditação: O que o texto me diz?
E você, como ver Jesus? Reconhece n’Ele o Messias, seu Salvador? Ou está esperando que ele realize aquele desejo, tal qual espera, para aderir ao seu plano de salvação? O que o texto interpela sobre a tua fé? O que dirá Jesus para esta geração? Basta ter a graça do Espírito Santo, promessa do Pai a revelar o seu plano de salvação? Ou ainda esperar um Deus que realize suas vontades para poder crer?
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Não há sinal maior do que dar a vida por amor e outro sinal não será dado. Jesus entregou sua vida por amor a cada um de nós. Reconheça as vezes que pediu evidencias de sua presença e poder. Peça a cura pela cegueira espiritual que impede de perceber os seus sinais na sua vida.
Contemplação: O que Deus através do texto, faz em mim?
Ao contemplar em Jesus sua encarnação, morte e ressurreição, sinta seu amor arder. Adore-o, ame-o pelo o que Ele é: divindade, poder, majestade! Pelos seus sinais e prodígios que realizou em sua vida. O amor de Deus move, conforta e anima. Seu amor é vida exalada a cada respiração. Creia, adore, espere e ame-O por aqueles que não creem, não esperam, não adoram, e não O amam!
Ação: O que o texto me faz agir?
Reconhecer os sinais de Deus na sua história, sua presença amorosa nos acontecimentos da sua vida e ser sinal de Deus na vida das pessoas. Ele está conosco todos os dias. Constantemente nos dá sinais de sua presença e de seu amor.
Doroteia Nascimento
Membro do Movimento Bíblico Nova Jerusalém. Atualmente mora em Fortaleza-CE.