“Quem puder entender, entenda”
18 de agosto de 2023“O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes”
20 de agosto de 202319 de agosto de 2023, sábado, 19º do Tempo Comum.
“Não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”
Mt 19,13-15
Leitura: o que o texto diz?
Mesmo com a resistência dos discípulos, Jesus quer a presença das crianças junto a si. Elas são levadas para receber a oração pela imposição das mãos de Jesus, mas a permanência dos pequeninos abre espaço para mais um ensinamento: “não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”, Jesus reza pelas crianças e se retira. Mais uma vez Jesus aproveita a oportunidade para ensinar e isso é simplesmente fantástico, porque muito mais que sempre instruir, Jesus nos faz compreender que sempre há oportunidades de anunciar o Reino, seja qual for a situação. Sendo assim, aproveite você também esse momento e perceba qual o ensinamento principal do evangelho de hoje.
Meditação: o que o texto me diz?
A atitude dos discípulos parece expressar um desinteresse pelas crianças. Elas aparentemente não têm nada a oferecer, nada a colocar à disposição. Jesus, contudo, reage diante da repreensão dos discípulos. As crianças por sua simplicidade, pureza e inocência são herdeiras do Reino de Deus e exemplos genuínos para todos aqueles que almejam alcançar os céus. Como você tem buscado o Reino de Deus? É desejo seu assemelhar-se aos pequeninos? Reflita sobre o que o texto de hoje te ensina.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Deve ser uma necessidade insistente do nosso coração corresponder a experiência com a Palavra de Deus por meio da oração. O coração que ouviu a Palavra deseja transbordar e dialogar com o seu Deus. Aproveite esse momento para dizer a Deus sobre tudo que você percebeu e sentiu por meio do Evangelho de hoje.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O que move seu coração a partir de agora certamente é fruto do que disse o evangelho de hoje. O ensinamento Jesus tocou não apenas aqueles ouvintes presentes, mas ressoou de tal modo que hoje alcança seu coração. Você é capaz de dizer o que o texto realizou em você? Contemple o ensinamento de Jesus que percorreu tantos séculos e hoje alcança você, contemple o desejo dele de te ver semelhante aos pequeninos: dóceis ao Reino, puros de coração e abertos à voz de Deus.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Como assemelhar-se aos pequeninos? Ou melhor, como na sua realidade, você pode buscar as virtudes próprias dos pequeninos? Analisando as áreas da sua vida, pense como alcançar ou melhorar seu processo de busca daquelas virtudes que te conduzem ao Reino dos céus.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.