Seguir Jesus é deixar-se conduzir pelo Espírito
28 de junho de 2021“Por onde Jesus passa, o mal é destruído. Basta pedi-lo”
30 de junho de 2021TERÇA – FEIRA – 29/06/2021
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 8, 23-27
“Na turbulência da travessia, o Senhor está presente?”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Refrão meditativo: Eu confio em Nosso Senhor, com fé esperança e amor (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
A narrativa do Evangelho de hoje nos fala do mar acalmado por Jesus. Diante de uma grande tempestade, os discípulos tiveram medo e gritaram pelo Senhor para salva-los. Jesus pergunta a eles: Porque tanto medo, homens de pouca fé? E, em seguida, repreende o os ventos e o mar. A atitude de Jesus traz à memória dos discípulos a ideia do Deus todo poderoso do Antigo Testamento. Mas Jesus, ao acalmar o mar, ele proporcionou confiança aos seus discípulos e tudo voltou ao normal. As pessoas ficaram admiradas e diziam: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto novamente. Veja o que está acontecendo. Jesus entrou num barco para a travessia para a outra margem. Os seus discípulos o seguiram. Veio uma tempestade. Os discípulos ficaram com medo e gritaram pelo Senhor. Jesus acalmou a tempestade. Como está a tempestade em sua vida? Clama por Jesus? Nas horas difíceis aprendemos com Jesus que é preciso confiar. Ele virá, mas precisa-se superar o medo, pois este é contrário à fé.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Olhe para a sua vida, seus compromissos. O que gostaria de falar com Deus? Diante de tantos conflitos, e violências e tempestades, que posso pedir a Deus? Podemos ser instrumentos nas mãos de Deus e deixar que o Espírito do Ressuscitado ilumine o nosso agir. Agradeça pelos momentos difíceis, mas possíveis de serem superados, pois o Senhor está atento ao nosso caminhar.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Deixe se conduzir. É ele quem toma a iniciativa e nos permite colocar em prática seus ensinamentos. Jesus, com sua voz, faz calmaria. Ele nos faz experimentar sua presença em meio às turbulências da vida.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, por quais tarefas cada um pode responsabilizar-se no dia-a-dia? pense: O que podemos assumir como compromisso, diante da realidade em que vivemos, onde experimentamos, medo, desconfiança, insegurança? Como vamos levar a calma e a confiança oferecida por Jesus, às outras pessoas? Qual será minha contribuição?
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte