Bem-aventurados…!
3 de novembro de 2024“Bem-aventurado quem tomar refeição no Reino de Deus!”.
5 de novembro de 20244 de novembro, 2ª feira, memória de São Carlos Borromeu
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Faça um pedido de graça: “Senhor, concede-me a graça de experimentar a tua proximidade e o teu jeito, para que se torne sempre mais o meu”
Leia o evangelho de Lucas 14,12-14
Leitura: o que o texto diz?
Na lógica do Reino de Deus, os últimos serão os primeiros. Quando ajudar aos outros, que a mão direita não deve saber o que a mão esquerda faz. A recompensa de que ajuda aos pobres, doentes e excluídos virá na ressurreição dos justos.
Meditação: o que o texto me diz?
A gratuidade é uma das características do seguimento de Jesus e segue uma lógica completamente diferente daquela que ouvimos diariamente, como de esperar a retribuição, tirar vantagens de tudo.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Dê graças pela presença do Senhor em sua vida e peça que ele te ajude a ser mais generoso. Alegre-se, pois, fazer a opção pessoal por Jesus e realizar ações gratuitas para quem realmente precisa encherá sua vida de alegria.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Tome consciência da importância da gratuidade nos pequenos gestos, nos dons que você recebeu no decorrer da sua vida e reflita: A lógica da gratuidade faz parte do seu dia a dia? Você sente alegria em estar a serviço das pessoas? Sobretudo aquelas mais necessitadas?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos!”. Que vivamos concretamente a prática da caridade, da esperança e do amor.
Equipe Lectionautas