Esperar o Messias que se dá no banquete
6 de dezembro de 2017Alegra-te, plena de graça! (Lc 1,26-38)
8 de dezembro de 2017LEITURA: MATEUS 7,21.24-27
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.
ORAÇÃO – NA AREIA OU NA ROCHA?
A nossa vida deve ser um movimento de pertencimento ao Reino de Deus. Esse Reino não nos é distante, e a chave para alcançá-lo está em cumprir a vontade do Pai. Cumpre a vontade do Pai aquele que se dispõe a ouvir a Palavra de Jesus. E quem se atenta à Palavra, tem a segurança daqueles que constroem a casa em alicerce firme, totalmente resistente às intempéries do tempo.
Construir a nossa casa em rocha firme é edificar a nossa vida, templo de Deus, tendo como base a oração individual persistente, os encontros religiosos comunitários, mas sobretudo é buscar alcançar uma vivência diária do perdão e da caridade. Ouvir a Palavra e fazer a vontade do Pai é, na essência, uma coisa só. Quem ouve a Palavra obrigatoriamente tem de praticá-la, ou ela não terá qualquer sentido e não foi verdadeiramente escutada. A Palavra precisa ser absorvida no nosso íntimo. A Palavra deve se tornar nossa própria vida.
Jesus nos pergunta hoje: onde está a sua casa? Está na areia ou na rocha?
Rezemos hoje ao bom Deus pedindo que participemos da sabedoria Dele, a fim de bem absorvermos Sua Palavra. Caminhemos sempre em direção ao Reino, na segurança de termos nossa casa sobre rocha firme. Em momentos turbulentos, lembremo-nos dessa casa forte que construímos.
Marcelo Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG