“O discípulo a acolheu consigo”
15 de setembro de 2022“Iam ter com Jesus”
17 de setembro de 202216 de Setembro de 2022 – 24ª Semana do Tempo Comum
Lc 8, 1-3 – “mulheres que ajudavam a Jesus”
- Leitura: O que o texto diz?
Uma perícope pequena que nos faz perceber que Jesus andava com um grupo significativo de pessoas que o amavam e que tinham aceitado o Reino em suas vidas.
- Meditação: O que o texto me diz?
Nas andanças de Jesus ele encontrou todo tipo de pessoas que escolheu para si. Eram um grupo mais seleto chamado de Os Doze e outros grupos iam também, inclusive mulheres que eram responsáveis pela administração dos bens da pequena comunidade que ia se formando em torno a mensagem do Reino de Deus.
As mulheres no contexto da época cumpriam certos papeis sociais específicos. De modo geral elas não exerciam autoridade política ou religiosa, mas estavam no cerne da formação da família. Os principais valores humanos e de fé eram responsabilidade delas e não é estranho que elas seguissem a Jesus, pois o mesmo alimentava nelas o senso de liberdade diante de Deus que não faz distinção de pessoas e coloca a todos num mesmo chão sob o mesmo teto.
O símbolo dessa liberdade interior que Jesus possibilita aos seus seguidores é que ele cura e livra dos maus espíritos, como aconteceu com Maria Madalena, uma mulher que tinha posses e, quando encontrou o Senhor, dispôs-se a seguir com Ele até a Cruz e Ressurreição. Do amor que ela foi amada, tornou-se a primeira anunciadora do cumprimento do Reino através do anúncio da Ressurreição.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Sendo livre diante de Deus, recorda os momentos com Ele e se deixe embalar pela oração. (reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Sabendo que Jesus garante a liberdade e conta com a ajuda de todos os que Ele ama, somos chamados a colocar nossos dons a serviço dos outros e da Igreja. Como é triste ver pessoas que só buscam os dons de Deus, mas não devolvem seus dons a Ele.
É natural responder com reciprocidade àquilo que me é dado de graça?
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Se você não está ligado a uma comunidade de Fé, hoje o convite é ligar-se espiritualmente e materialmente. O dízimo é uma forma de estar ligado ao Povo do Reino de Deus. O dom si, num serviço pastoral por exemplo, é também resposta de amor pelo Amor recebido.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano da etapa da Configuração e membro da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa-PR.