
“Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos…”
21 de abril de 2025
“O que ides conversando pelo caminho?”.
23 de abril de 2025
22 de abril, 3ª feira, Oitava da Páscoa.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 21,11-18
Leitura: o que o texto diz?
Vivemos esse rico período pascal, tempo de alegria, de vitória sobre a dor, sobre o desespero e a morte. Jesus Ressuscitou, nova esperança inunda nossos corações, nossa vida. Isso não significa que não tenhamos dificuldades, mas que temos a certeza de sairmos vencedores com Jesus. Ele é a fonte da nossa esperança, da nossa teimosa alegria. Hoje vamos contemplar o encontro de Maria Madalena com Jesus, ele fez dela a primeira testemunha da ressurreição. Também nós devemos testemunhar a nossa fé no ressuscitado…
Meditação: o que o texto me diz?
O encontro com o Ressuscitado acontece na simplicidade, mas transforma profundamente a vida de Maria e seu modo de ver a realidade ao seu redor. O Encontro com o Senhor tem o poder de mudar a nossa vida, de nos encher de esperança pela vitória sobre a dor, a cruz, sobre tudo o que fere a vida. O mesmo Jesus que apareceu para Maria Madalena continua a vir ao nosso encontro no dia-a-dia: “Estarei com vocês todos os dias… até o fim dos tempos…” Cabe a cada um de nós, a exemplo de Maria, ser também testemunhas, anunciadores desse encontro cotidiano com Jesus. Não se esqueça que o seu testemunho tem o poder de ajudar outras pessoas a se encontrarem com Jesus e redescobrirem a alegria e a esperança de viver.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Coloque-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver pela força da ressurreição, contemple os momentos felizes de sua vida, sinal da presença do ressuscitado…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Imagine-se no encontro com Jesus, qual a reação de experimentar a proximidade com ele? Imagine Jesus chamando você pelo nome, bem de pertinho… Abra a Ele o seu coração com ternura e afeto.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
A pedra que fora removida do túmulo de Jesus indicou a Maria Madalena uma novidade que seu coração buscava, uma novidade que espanta, enche o coração do desejo de procura: “Ele vive”. O caminho dela em direção ao túmulo é símbolo da coragem de atravessar o escuro da madrugada para ver resplandecer uma nova aurora em sua vida, pela força criadora da única Presença que tudo sustenta, tudo recria e enche de amor, a presença do Cristo Ressuscitado.
Equipe do Lectionautas