Não tenhais medo…
10 de abril de 2023“O que ides conversando pelo caminho?”
12 de abril de 202311 de abril, 3ª feira, oitava da Páscoa
Evangelho – Jo 20,11-18
“Mulher, por que choras?”
Leitura: o que o texto diz?
Madalena, vai ao sepulcro sozinha, de madrugada, busca um corpo, carrega uma pesada pedra de tristeza, fracasso e dor pela perda do amigo. Encontra a pedra do sepulcro removida e fica assombrada diante deste fato. A pedra do seu coração também começa a ser removida (vai culminar no encontro com Jesus); ela entra em outro movimento: sai de sua solidão e vai avisar os outros discípulos, embora não tenha clareza do que está ocorrendo.
Meditação: o que o texto me diz?
A pedra que fora removida do túmulo de Jesus indicou a Maria Madalena uma novidade que seu coração buscava, uma novidade que espanta, enche o coração do desejo de procura: “Ele vive”. O caminho dela em direção ao túmulo é símbolo da coragem de atravessar o escuro da madrugada para ver resplandecer uma nova aurora em sua vida, pela força criadora da única Presença que tudo sustenta, tudo recria e enche de amor. A presença do Cristo Ressuscitado. Na madrugada da Páscoa, Maria Madalena vai ao sepulcro; ela é símbolo daquela comunidade que se movia entre a luz e a obscuridade.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Vamos, no dia de hoje, acompanhar Maria Madalena em seu itinerário da morte à vida, vamos fazer o caminho com ela da nostalgia à fé, do luto à esperança, do vazio à comunidade, do silêncio ao anúncio. Acompanhando Maria Madalena em seu percurso de luto, façamos memória dos nossos lutos e os de nosso povo e peçamos a Deus para sermos consolados, e assim poder ser testemunhas da consolação em meio a tantos fracassos históricos, como estão acontecendo em nosso mundo e em nossos ambientes cotidianos.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Não há razão para o medo e a tristeza, pois o silêncio esconde a vida e a consolação de Deus. Arrancados do silêncio dos nossos túmulos, também nós podemos gritar como Maria Madalena no primeiro dia de Páscoa: “Vi o Senhor”! Este grito, que nos enche de esperança, rasgará todo o silêncio e ecoará por toda a eternidade.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O encontro com o Ressuscitado acontece na simplicidade, mas transforma profundamente a vida de Maria e seu modo de ver a realidade ao seu redor. O Encontro com o Senhor tem o poder de mudar a nossa vida, de nos encher de esperança pela vitória sobre a dor, a cruz, sobre tudo o que fere a vida. O mesmo Jesus que apareceu para Maria Madalena continua a vir ao nosso encontro no dia-a-dia: “Estarei com vocês todos os dias… até o fim dos tempos…” Cabe a cada um de nós, a exemplo de Maria, ser também testemunhas, anunciadores desse encontro cotidiano com Jesus. Não se esqueça que o seu testemunho tem o poder de ajudar outras pessoas a se encontrarem com Jesus e redescobrirem a alegria e a esperança de viver.
Equipe do Lectionautas