Alegrai-vos!
13 de abril de 2020Não estava ardendo nosso coração…!
15 de abril de 2020Leitura Orante Jo 20,11-18. Dia 14/04/2020. Terça-feira da Oitava de Páscoa.
Comece invocando o Espírito Santo com uma oração ou com um canto. Faça um tempo de silencio. Preste atenção na sua respiração. No inspirar, expirar. Observe seu coração batendo. Tente aquietar-se, aquietar o coração, deixando-se entrar num clima de suave oração.
- Leitura: o que o texto diz?
Neste semana os textos litúrgicos prolongam a Páscoa do Senhor, o dia que o Senhor fez para nós. Leia uma vez o trecho de Jo 20,11-18. Leia uma segunda vez, devagar, tentando identificar o local, os personagens, o que fazem, o que falam.
No domingo de Páscoa vimos que Maria Madalena após ter visto o túmulo vazio, correu a avisar Pedro e os discípulos, que foram ao túmulo (Jo,20,1-9), fato que é narrado como acontecido no primeiro dia da semana (nosso domingo). O texto de hoje narra uma experiência extraordinária de Maria Madalena que estava perto do túmulo, onde chora. Ainda é domingo. E ao inclinar-se para olhar o túmulo, viu dois anjos que lhe perguntam a razão de seu choro. Responde que se deve ao desaparecimento do corpo de Jesus. Mas o faz dizendo que “Levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram”. Ao voltar-se para trás, ela vê alguém, que pensou inicialmente ser o jardineiro, que lhe perguntou a razão do seu choro, e a quem procurava.
Responde, perguntando se tinha sido esse homem quem levou o corpo, e nesse caso onde o colocou. Jesus lhe chama pelo nome. Só nesse momento ela reconhece que é Jesus quem está na sua frente! E lhe responde chamando-o de Rabuni, que significa Mestre.
A seguir Jesus lhe dá uma missão: que fosse até “aos meus irmãos” dizer que iria subir “ao meu Pai, meu Deus e vosso Pai”. Ela cumpre o pedido, indo aos discípulos e anuncia que viu o Senhor, e lhes conta o que Jesus solicitou.
- Meditação: o que o texto me diz?
É chegado o momento de você meditar sobre o que o texto lhe diz, o que o impressionou.
O que lhe diz o fato de que Maria Madalena tenha voltado ao túmulo vazio para chorar o desaparecimento do corpo de Jesus? Que sentimento deveria se passar no coração de Madalena? O que lhe diz os fatos extraordinários inicialmente com a intervenção de dois anjos, e a seguir com a presença de Jesus ressuscitado? E o reconhecimento de Jesus por Maria Madalena apenas no momento em que ele a chama pelo nome, o que lhe faz pensar? O fato de que Maria usar a expressão “levaram o meu Senhor” na resposta à pergunta dos anjos sobre o motivo de chorar? E o de utilizar a palavra Rabuni ( Mestre) em relação a Jesus quando o reconhece?
Ao final Jesus dá uma tarefa a Maria Madalena. O que lhe diz essa atitude de Jesus? O que llhe diz essa delegação de uma missão a uma mulher, e ao fato de foi uma mulher, a primeira a ver Jesus ressuscitado, segundo João? O que lhe diz o fato de Jesus chamar de “meus irmãos” aos discípulos? E o fato de Jesus dizer que voltaria ao Pai, que é também “o vosso Pai e vosso Deus”?
- Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Chegou o momento de falar com Deus. O orador é aquele que fala. Você é o orador diante de Deus. Fale com ele de coração aberto, com intimidade, como a um amigo. Diga-lhe o que vai ao coração. Fale a partir do que sente, pensa a partir da sua experiência com o texto, da meditação sobre ele. Coloque-se diante dele com as suas palavras. Não lhe esconda nada. Fale de suas dúvidas, medos, alegrias, esperanças, louve, peça, agradeça, fale o que vier no coração. Faça um encontro de seu coração com o coração de Deus.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
A Palavra de Deus não passa por cada um sem deixar de fazer algo na pessoa. Ela é eficaz. Isto é, ela produz em nós um resultado. É momento de deixar que ela faça em você algo através do Espírito Santo. Você silenciar, pois já falou com Deus. É hora de Deus falar com você, na sua consciência, nos seus sentimentos, no coração.
- Ação: o que o texto me pede a agir?
Toda a palavra de Deus é transformadora. Ela age em nossa consciência, em nosso coração. E não é um ensinamento abstrato: ela é palavra de vida. E de vida em abundância. Por isso ela nos leva a mudar comportamentos, o modo de agir.
O que o texto lhe solicita a agir? O que a missão de Jesus dada a Madalena lhe interpela na ação? O que o fato de Jesus chamar de “aos meus irmãos” os discípulos lhe fala da ação na Igreja, comunidade, na vida? E o fato de dizer “meu Pai, vosso Pai e vosso Deus” lhe diz algo sobre o agir?